Após a entrada em frutificação, a planta deve ser podada com frequência, em função do Hábito de frutificação da espécie. Algumas plantas frutificam em ramos novos, de um ano, e, anualmente, ramos novos devem ser emitidos para serem os produtores no ciclo subsequente.
Exemplo: pêssego, uva, etc.
Conteúdos
Os principais objetivos da poda de frutificação são:
- Deixar um número adequado de ramos produtivos, para obter equilíbrio entre a produção e a vegetação;
- Manter a produção mais próxima dos ramos principais;
- Obter maior quantidade de frutos com boa qualidade para comercialização;
- Diminuir o trabalho de raleio;
- Eliminar ramos com problemas ou mal localizados;
- Formar novos ramos produtivos para o ciclo seguinte;
- Controlar a estrutura e a altura das plantas;
- Facilitar o manejo fitossanitário da planta, promovendo melhor insolação e arejamento da copa;
- Em plantas jovens (1 a 2 anos), desenvolver ramificações primárias fortes e bem localizadas.
A poda de frutificação deve ser realizada conforme segue:
1-Eliminação dos ramos doentes, secos, quebrados, machucados, mal situados, próximos entre si e ramos ladrões (ramos vigorosos, com orientação vertical para cima ou para baixo do ramo);
2-Eliminação e/ou encurtamento de ramos que já produziram, visando a renovação de ramos de produção para o próximo ano. Os ramos produtivos podem ser despontados dependendo da cultura, cultivar, finalidade de cultivo, do estado nutricional da planta e da distância entre as gemas floríferas;
3-Seleção de ramos mistos de ano que permanecerão e deverão produzir na safra atual.
Poda de limpeza ou saneamento
E uma poda leve que consiste na retirada de ramos secos, atacados por doenças ou mal localizados.
Poda de renovação ou rejuvenescimento
Consiste em livrar a planta de ramos doentes atacados por pragas ou doenças, ou remover a copa através do corte total deixando se apenas as ramificações principais, este tipo de poda e utilizado em pomares abandonados.
Leia Também Sobre: