Na concepção de Rei( Rei, J, Esteves, curso de redacção de O Texto II, Porto, Porto Editorial,2000,pág.131), o editorial pertence ao grupo de textos interpretativos para que tende o jornalismo moderno( comentário, crítica e a crónica), nos quais os seus autores se debruçam sobre o que acontece é, como refere Luísa santamara(1990:61):
“servem para mudar o mundo e, em certas ocasiões, para mudar a vida”.para Jean-Luc Martin-Lagardette, apud Rei (2000, pág. 132), é um artigo “
Tomando posição sobre um facto da actualidade e comprometendo a responsabilidade moral do jornal”.
De entre as várias funções do editorial, destaca-se as seguintes:
- Explicar os factos;
- Apresentar antecedentes;
- Predizer o futuro;
- Formular juízo.
- Ora, o artigo de fundo pode apresentar se sob diferentes subgêneros, nomeadamente:
- Editorial polêmico– em que se combatem posições contrárias e se procura convencer pela via da argumentação. Vida desmontar as teses dos adversários.
- Editorial interpretativo– baseando-se em dados científicos, o editorialista estuda pormenocizadamente os factos e as declarações que constituem o tema, fornecendo os elementos necessários à sua compreensão ou à formulação de juízos sobre os mesmos. Num segundo momento, expõe à sua posição subjetiva, isto é, as conclusões que o editorialista considera serem as mais apertadas e para as quais os leitores já ficaram sensibilizados.
- Editorial objectivo ou analítico- expõe os dados e os factos muito objectivamente, apontando mais explicações e emitindo sentenças, como que evitando pronunciar se sobre o erro ou a verdade, o bem ou o mal dos dados avançados.
Leia Também Sobre: