Noção e objeto da ontologia (ou metafísica geral)
Etimologicamente, a palavra ” ontologia” deriva dos dois termos grego: onto, que significa ” ser ente” indivíduo e lógica, que quer dizer ” tratado”, saber, estudo, doutrina e investigação”.
Portanto, a ontologia como metafísica geral é a parte da filosofia que se ocupa dos problemas relativos ao ser enquanto ser, isto é, do ser na sua generalidade, e das qualidades ou propriedades que pertencem ao ser é não tomando nas suas partes, é o estudo do ser nas suas várias formas.
Objeto do estudo.
Objecto do estudo da Metafísica geral ou ontologia é o ser enquanto é, mas somente enquanto é e não enquanto é isto ou aquilo enquanto ser determinado. O seu estudo é a totalidade ontica. Neste sentido, o objecto da ontologia é muito abstrato e de máxima extensão, dado que abrange tudo enquanto é, é de compreensão mínimo, visto que se abstrato de qualquer propriedade particularidade.
O ser, O que é?
Ser é tudo enquanto existe, independentemente do modo como é. Trata-se de uma noção quantitativamente genérica e complexa e quantitativamente menos compreensível. Mas porquê?
Leia Também Sobre:
- Metafísica e o fim último do homem
- Concepção aristotélica da Metafisica
- Conceito de pessoa em filosofia e suas características
- O Ser como princípio entre os jónicos
- Filosofia política em São Tomás de Aquino
- O Idealismo Alemão: Kant, Fichte, Hegel e Schelling
- O que é Epistemologia
- Conceito de Essência e Existência
- Existencialismo de Arthur Schopenhauer
- O que é Psicologia?
- Interdisciplinaridade das ciências sociais