As primeiras manifestações de carácter teatral tem a sua origem no animismo e na magia, de inicio constituído pela imitação de gestos de animais, é de movimentos de determinado individuo, real ou imaginário, cujo espírito se pretendia captar, donde resultam os ritos, as cerimónias é os cultos.
Com a descoberta do fogo, quando a horda se reúne, as sombras facilitam o mistério, o movimento das chamas convida o corpo a dançar. O homem serve –se, entao, do corpo para comunicar com o grupo é viver emoções colectivas, é os seus movimentos criam a primeira linguagem.
Há que fazer referência à máscara, elemento importante do teatro primitivo que, para os povos africanos, significa a presença divina, o instrumento que domina o sobrenatural é os espíritos malignos.
Também é usada como disfarce do caçador.
Podemos afirmar que o teatro sob a forma de imitação é mimetismo existiu sempre para todos os povos.
Estas formas reais do teatro, em África, vão evoluindo progressivamente, vindo, muito mais tarde, a fazer parte do teatro tradicional africano.
Enfim, o teatro tradicional é essencialmente popular, os temas são baseados na vida quotidiana e as obras repreendas recuperem a participação efectiva dos espectadores.
Este teatro, em geral, tem um objectivo pedagógico, transmite mensagens educativas.
Leia Também Sobre: