Conteúdos
Conceitos
A deficiência visual, diz respeito a incapacidade de visão parcial ou total, que mesmo depois de corrigida afecta negativamente a realização escolar da criança. A expressão inclui dois grandes grupos de crianças: as cegas e amblíopes (crianças com visão parcial ou reduzida). A deficiência visual, também pode ser defenda como a incapacidade parcial ou absoluta que embora corrigida afecta um indivíduo de modo a visualizar objectos.
Fatores da deficiência visual
De acordo com Nielsen 1999, a deficiência visual pode se resultado dos seguintes factores:
Naturais: amaurose congénita de Leber, malformações oculares, glaucoma congénito e catarata congénita;
Adquiridas: traumas oculares, catarata, degeneração senil de mácula, glaucoma, alterações relacionadas a hipertensão arterial ou diabetes;
Problemas de conexões nervosas que ligam o olho ao cérebro; degeneração do globo ocular ou de nervo óptico,lesões cerebrais; retinite pigmentosa e glaucoma.
Classificação de deficiência visual
Nielsen 1999, classifica os deficientes visuais em:
Deficiência de visão parcial – quando um indivíduo perde grande capacidade de visão, tende somente a percepção de luminosidade ou de grande forma. Nestas condições, vê uma distância de seis metros o que, em condições normais seria visto a uma distância de 21 a 61 metros. Existem também os deficiente de visão legalmente cego, de visão fraca, de hipermetropia ou visão à distância, a miopia ou visão de perto, astigmatismo, o estrabismo ou olhos enviesados, a heterofobia, o nistagmo, o albinismo e as cataratas.
Sinais de alerta de deficiência visual
São sinais de alerta de deficiência visual os seguintes: olhos vermelhos, inflamados ou lacrimejantes, pálpebras inchadas ou com pus nas pestanas, esfregar os olhos com frequência, fechar ou tapar um dos olhos, sacudir a cabeça ou estendê-la para frente;, assegurar os objectos muito perto dos olhos.
Leia Também Sobre:
- Dificuldades de Aprendizagem Específica
- Deficiência intelectual: o que é? Fatores, Sinais de alerta e Classificação
- Deficiência auditiva: o que é? Fatores, Sinais de alerta e Classificação
- Disgrafia: O que é? Causa, Tipos, Sinais de alerta e Tratamento
- Dislexia: O que é? Causa, Sinais e Tratamento da Dislexia
- Disortografia: O que é? Causas e Sinais de alerta
- Discalculia: O que é? Tipos, Causas e Sinais de alerta
Bibliografia
CORREIA, Luis de Miranda. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Uma guia para educadores e professores; 2ª Edição, Porto Editora, Lisboa, 2008;
NIELSEN, Lee Brattland. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um guia para professor; Porto Editora, Lisboa, 1999;MAFRA, Sónia Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual. São Paulo, 2008;TÉDDE, Samantha. Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão. São Paulo, 2012.