Disartrias são perturbações da articulação e da palavra devido a lesões no SNC que afectam a articulação de todos os fonemas. O caso mais grave é a anartria, incapacidade para articular todos os fonemas das palavras. Existem várias formas de disartria dependendo da lesão da zona afecta do SNC (BOONE, 1994).
Sinais de alerta de disartria
Segundo BOONE (1994), Os indivíduos com disartria têm problemas para pronunciar determinados sons ou palavras, sua fala é ruim (obscura) e o ritmo ou velocidade do discurso muda, por vezes muito lento. A pessoa com disartria também pode babar e ter problemas para mastigar ou engolir. Pode ser difícil movimentar os lábios, língua ou mandíbula. São classificados em cinco grupos:
Disartria flácida que se localiza no neurónio motor inferior e que provoca dificuldades tais como a hipernasalação, respiração arquejante, diminuição dos reflexos musculares. A nível linguístico, as principais dificuldades acontecem na fonação, na ressonância e na prosódia.
Disartria hipocinética – manifesta se por movimentos lentos, limitados e rígidos, provocando alteração, a nível linguístico na fonação e prosódia.
Disartria hipercinética – quando a lesão, também se situa no sistema extrapiramidal mas provoca movimentos involuntários e grandes alterações linguísticas a nível da fonação, ressonância, prosódia e articulação.
Leia Também Sobre:
- Dificuldades de Aprendizagem Específica
- Deficiência intelectual: o que é? Fatores, Sinais de alerta e Classificação
- Deficiência visual: o que é? Fatores, Sinais de alerta e Classificação
- Deficiência auditiva: o que é? Fatores, Sinais de alerta e Classificação
- Disgrafia: O que é? Causa, Tipos, Sinais de alerta e Tratamento
- Dislexia: O que é? Causa, Sinais e Tratamento da Dislexia
- Disortografia: O que é? Causas e Sinais de alerta
- Discalculia: O que é? Tipos, Causas e Sinais de alerta