Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Psicologia

Aprendizagem Significativa

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 11, 2021
in Psicologia
0 0
0

A aprendizagem significativa é um processo no qual o indivíduo relaciona uma nova informação de forma não arbitrária e substantiva com aspectos relevantes presentes na sua estrutura.

Segundo NEVES (2008) caracteriza-se como um processo de construção pessoal de significados, a aprendizagem significativa, tem um carácter idiossincrático que determinará o modo como o indivíduo se relacionará com o meio. Dessa maneira, a aprendizagem significativa de um determinado corpus de conhecimento corresponde à construção mental de significados por que implica uma acção pessoal – e intencional – de relacionar a nova informação percebida com os significados já existentes na estrutura cognitiva.

Quanto mais estável e organizada for a estrutura cognitiva do indivíduo, maior a sua possibilidade de perceber novas informações, realizar novas aprendizagens e de agir com autonomia na sua realidade.

A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re) constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitá-lo agir e reagir diante da realidade.

Conteúdos

Passos para a construção da aprendizagem significativa

A concretização dessa aprendizagem dá-se através do que entendemos ser os sete passos da (re) construção do conhecimento:

1.O sentir – toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.

2.O perceber – após contextualizar o educando precisa ser levado a perceber as características específicas do que está sendo estudado.

3.O compreender – é quando se dá a construção do conceito, o que garante a possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.

4.O definir – significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.

5.O argumentar – após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos e isso ocorre através do texto falado, escrito, verbal e não verbal.

  1. O discutir – nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio através da argumentação.

7.O transformar – o sétimo e último passo da (re) construção do conhecimento é a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é inócua.

Promoção da aprendizagem significativa

Para vencer o desafio de promover a aprendizagem significativa o professor precisa vencer algumas barreiras, representadas por crenças que ganharam força ao longo do tempo. Algumas dessas crenças são:

  • “Preciso arrumar o conteúdo para que o aluno aprenda”. Essa crença impede que o professor confie na capacidade do aluno de organizar a sua própria aprendizagem. Dessa forma, o professor se mantém no papel de principal responsável pela aprendizagem. A neurociência já nos comprova que o cérebro aprende de forma desorganizada e caótica. É preciso que facilitemos essa acção do cérebro, desafiando-o a fazer novas ligações sinápticas. O principal papel do cérebro não é guardar informações, mas sim criar novas relações. A partir da mudança dessa crença, o professor vai compreender que seu principal papel não é dar aulas, mas sim provocar aprendizagem.
  • “Construir conhecimento dá muito trabalho”. A crença nessa ideia leva o professor a se manter em seu estilo tradicional, acreditando que, na prática, não vai dar conta do novo paradigma. É uma crença bastante limitante, já que o impede de tentar e o mantém no mundo imaginário da impossibilidade. Um ponto que talvez mereça reflexão por parte do professor é o questionamento: o que dá mais trabalho, facilitar a aprendizagem ou impor a aprendizagem?
  • “Isso tudo é muito bonito, mas na prática, a teoria é outra”. Pensar assim é correr do desafio de mudar a realidade, a partir do que temos. E o que temos? Alunos e pais que esperam receber tudo pronto nas aulas. É preciso implementar um programa de educação dos pais e dos alunos sobre como que realmente se aprende e sobre o fato de que nos tempos actuais, o modelo de aprendizagem comportamental não serve mais. Estamos vivendo um tempo que nos exige criar, simplificar, analisar, transformar, acções que questionários, tabuadas e aulas em silêncio definitivamente não se propõem a desenvolver.
  • “E a bagunça, quem controla?” Essa crença deriva de várias outras: 1- aprender é actividade passiva; 2- aprende-se de fora para dentro; 3- para aprender é preciso ficar quietinho; 4- quem aprende não interage, apenas recebe. É preciso que se creia que a real aprendizagem só ocorre através da interacção, do movimento. É preciso que se destrua, de uma vez por todas o mito da passividade.
  • “E como fica o currículo?” Essa ideia pode ser contraposta com uma única pergunta: quem serve a quem? Temos um currículo a serviço da aprendizagem ou a aprendizagem deve estar a serviço do currículo?

A aprendizagem significativa como finalidade do processo educativo

A compreensão do significado de aprendizagem significativa, conforme proposto por Ausubel, nos aponta para uma série de questões que influenciam directamente o processo de ensino e de aprendizagem. A primeira delas refere-se à importância do conhecimento para o sujeito visto que é ele que determinará o modo como o indivíduo irá agir na sua realidade. Quando se tem uma estrutura cognitiva organizada de forma lógica com ligações substantivas e não arbitrárias entre os significados armazenados, o indivíduo está melhor instrumentalizado para usar o conhecimento, realizar novas aprendizagens e, portanto, interagir com e na realidade.

NOVAK (2000:31) nos diz:

“Pense-se em qualquer área de conhecimento onde se consegue relacionar o que se sabe com a forma como esse conhecimento funciona, para compreender o sentido da experiência nessa área, (…). Este é um conhecimento que se consegue controlar e que dá uma sensação de posse e de poder.”

O conhecimento, quando produto de aprendizagem mecânica, por ter restrita a sua capacidade de utilização em novas situações, não garante autonomia intelectual para a acção do indivíduo. A aprendizagem significativa, ao contrário, favorece a construção de respostas para problemas nunca vivenciados e leva tanto à capacitação humana quanto ao compromisso e à responsabilidade, entretanto, não é qualquer conhecimento que se deseja aprendido e, partindo da premissa que os grupos sociais ganham identidade quando os seus sujeitos compartilham conhecimentos, crenças e valores, a educação formal ganha importância como instância responsável pela selecção e o favorecimento da aprendizagem significativa desses conhecimentos.

Desse modo, o significado de aprendizagem significativa aponta para o papel do professor e do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Ou seja, se a aprendizagem significativa de um determinado corpus de conhecimento instrumentaliza o indivíduo para intervir com autonomia na sua realidade, é essencial que o professor esteja comprometido com a aprendizagem do aluno e este, por sua vez, com sua própria aprendizagem. O bom ensino é aquele que, tendo sido organizado em função das especificidades do conhecimento que se deseja aprendido e do seu público-alvo, garantiu o compartilhamento de significados captados e favoreceu a ocorrência de aprendizagem significativa por parte do aluno.

Neste processo, professor e aluno têm responsabilidades distintas. O primeiro deve:

  • Diagnosticar o que o aluno já sabe sobre o tema;
  • Seleccionar, organizar e elaborar o material educativo;
  • Verificar se os significados compartilhados correspondem aos aceitos no contexto da disciplina e
  • Reapresentar os significados de uma nova maneira, caso o aluno não tenha ainda captado aqueles desejados.

O aluno, por sua vez, tem a responsabilidade de:

  • Captar e negociar os novos significados e
  • Aprender significativamente.

Condições necessárias para a ocorrência de aprendizagem significativa

a) Organização de um material de ensino potencialmente significativo.

Tanto a natureza da estrutura cognitiva do aluno quanto a do conhecimento a ser ensinado é fundamental para que esta condição seja atendida. Assim como cada um de nós tem um conhecimento próprio, existe diferença entre aprender história, biologia e matemática pois cada área de conhecimento tem suas especificidades, sua estrutura própria. Portanto, organizar um material de ensino potencialmente significativo requer que a relação entre a natureza desses dois conhecimentos a estrutura lógica do conhecimento em si e a estrutura psicológica do conhecimento do aluno seja considerada.

b) Intencionalidade do aluno para aprender de forma significativa,

O aluno deverá relacionar de forma substantiva e não arbitrária a nova informação com as ideias relevantes que já existem na sua estrutura cognitiva. As duas condições não são excludentes, elas devem acontecer simultaneamente visto que é possível aprender sem ensino e, do mesmo modo, se o aluno não decidir aprender de forma significativa, não haverá ensino ou material potencialmente significativo que garanta a aprendizagem do aluno. Do mesmo modo, se o aluno tiver intencionalidade para aprender de forma mecânica, como comummente ocorre actualmente, não haverá ensino potencialmente significativo que garanta aprendizagem significativa.

Estas condições evidenciam que o processo de ensino e de aprendizagem implica co-responsabilidade do professor e do aluno. O professor deve estar subsidiado teoricamente para construir, considerando o que o aluno já sabe e a natureza do conhecimento a ser ensinado, um material de ensino potencialmente significativo e o aluno, por sua vez, deve buscar activamente captar os significados ensinados, interpretá-los, negociá-los e relacioná-los (de forma substantiva e não arbitrária) com os conhecimentos que já possui.

c) Organização do ensino à luz da Teoria de Aprendizagem Significativa

O ensino é uma actividade complexa e dinâmica que se efectiva em um ambiente social particular, visando a aprendizagem que, por sua vez, é um processo pessoal decorrente de relações sociais, afectivas e cognitivas. O ensino, reforço, não é a finalidade do processo educativo mas o meio pelo qual a aprendizagem do aluno é favorecida, ou seja, o aluno, com sua identidade particular, é o ponto de partida para a organização do ensino que, por sua vez, só terá sido bem sucedido se o aluno, agora como ponto de chegada, tiver aprendido significativamente.

Desse modo, a qualidade do ensino não depende de procedimentos ou estratégias específicos mas, fundamentalmente, da concepção de aprendizagem que orienta as decisões do professor e do aluno ao longo do seu processo. O diferencial não está, portanto, na sequência das acções, ele está no “produto final” que possibilita construir, o conhecimento. O ato de ensinar e de aprender é intermediado por diferentes representações sobre um mesmo conhecimento: a do professor, a do aluno e a do material de ensino. Nessa interacção, a ocorrência de aprendizagem depende dos significados dessas representações sejam previamente captados e compartilhados. É o tipo de interacção que professores, alunos e conhecimento estabelecem entre si que dará a identidade de cada situação de ensino.

O ensino ideal foi apresentado como aquele no qual o professor, quando efectivamente comprometido com a aprendizagem significativa do aluno, considera a sua realidade (cognitiva, afectiva e social) e cria situações que lhe possibilite captar e negociar significados. Assim, a melhor estratégia de ensino e de avaliação é subordinada a vários factores: a natureza do conhecimento que se deseja aprendido, a natureza do conhecimento prévio do aluno bem como o seu perfil sócio-afectivo, o contexto no qual ocorrerá o evento educativo, o tempo disponível para a sua realização, entre outros.

Tipos de Aprendizagem Significativa

NOVAK & HANESIAN (1980) defendem que a aprendizagem significativa divide-se em três tipos básicos:

1 – Aprendizagem representacional

É o tipo mais básico de aprendizagem significativa. Esse tipo de aprendizagem geralmente irá condicionar todos os outros aprendizados significativos e é nela que se aprendem os significados de símbolos particulares ou o que eles representam. Quando um aprendiz está ainda em fase primitiva de desenvolvimento, o que um certo símbolo representa ou significa é, a princípio, alguma coisa desconhecida para ele, algo que ele terá que aprender. Observa-se, nesse caso, a ocorrência de uma aprendizagem representacional, ou seja, o processo utilizado para esse aprendizado. Nesse momento, as novas palavras passam a significar para o aprendiz as mesmas coisas que os referentes, e remetem ao mesmo conteúdo significativo diferenciado.

2 – Aprendizagem de conceitos

As unidades genéricas ou ideias categóricas são também representadas por símbolos específicos, com a excepção do caso de aprendizes muito novos, as palavras se combinam para formar sentenças e constituir proposições que representam realmente conceitos, e não objectos ou situações. É importante chamar a atenção sobre a formação de conceitos e a aprendizagem representacional, pois os conceitos, assim como objectos ou situações, são representados por palavras ou nomes. Aprender qual o conceito representado por um certo significante novo, ou aprender que o novo significante tem o mesmo significado do conceito é o tipo mais complexo da aprendizagem representacional. O processo de formação de conceitos geralmente é acompanhado por uma forma de aprendizagem representacional, na qual o novo conceito adquirido tem o mesmo significado que o do significante que o representa.

3 – Aprendizagem proposicional

Pode-se dizer que se refere ao significado de ideias expressas por grupos de palavras combinadas em proposições ou sentenças. Durante a aprendizagem proposicional, a actividade de aprendizagem significativa não é apenas o aprendizado do que representam as palavras isoladamente, ou a combinação das mesmas. Esse tipo de aprendizagem, antes de qualquer coisa, refere-se ao aprendizado do significado de novas ideias expressas de forma proposicional. Em comparação com a aprendizagem representacional, a aprendizagem proposicional não tem como objectivo aprender proposição de equivalência representacional, mas sim aprender o significado de proposições verbais, que expressam ideias diferentes daquelas da equivalência proposicional. Em outras palavras, o significado da proposição não é apenas a soma dos significados das palavras componentes.

Vantagens de aprendizagem significativa

A aprendizagem significativa tem vantagens notáveis, enriquecimento da estrutura cognitiva do aluno como do ponto de vista da lembrança posterior e da utilização para experimentar novas aprendizagens, factores que a delimitam como sendo a aprendizagem mais adequada para ser promovida entre os alunos. Além do mais, e de acordo com Ausubel, pode-se conseguir a aprendizagem significativa tanto por meio da descoberta como por meio da repetição.

Segundo a teoria de Ausubel, na aprendizagem há três vantagens essenciais em relação à aprendizagem memorística. Em primeiro lugar, o conhecimento que se adquire de maneira significativa é retido e lembrado por mais tempo. Em segundo, aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil, mesmo se a informação original for esquecida. E, em terceiro, uma vez esquecida, facilita a aprendizagem seguinte a “reaprendizagem”, para dizer de outra maneira. A explicação dessas vantagens está nos processos específicos por meio dos quais se produz a aprendizagem significativa onde se implica, como um processo central, a interacção entre a estrutura cognitiva prévia do aluno e o conteúdo de aprendizagem.

Desvantagens de aprendizagem significativa

Entre as possíveis desvantagens, teríamos: uma eventual memorização do mapa por alunos que não conseguissem entendê-lo; uma demasiada complexidade do mapa que poderia, eventualmente, dificultar a aprendizagem e a retenção; uma eventual inibição da habilidade dos alunos de construir suas próprias hierarquias conceituais ao receber estrutura já prontas de seu professor.

Relação entre aprendizagem significativa e aprendizagem por competências

A relação entre a aprendizagem baseada por competências e aprendizagem baseada por competências consiste em proporcionar no indivíduo o saber ser/ estar e saber fazer. Isto significa nas duas aprendizagens são preciso que o aluno adquira conhecimentos, como também deve saber mobiliza-los e aplica-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e valores.

Leia Também Sobre:

  • Objeto de estudo da Psicologia
  • Métodos estudo da Psicologia
  • Importância do estudo da Psicologia do Desenvolvimento
  • Desenvolvimento psíquico da criança segundo Leontiev
  • Principais ramos da Psicologia
  • Desenvolvimento psíquico da criança segundo Vygotsky
  • Aprendizagem baseada em competência
  • O que são Mecanismos de defesa? Quais são? Características e importância
  • Necessidades Educativas Especiais Motrizes

Bibliografia

Cruz, M.H.. Aprendizagem por Competências, 4a ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2002
NEVES, Rodrigues. Aprendizagem Significativa, 3a ed. Editora Moderna, São Paulo, 2008LOPES, M. J & RODRIGUES, Carneiro. Construção do Conhecimento na Educação, 1ª Edição, Editora Makron,  São Paulo, 2010LUCAS, Damiao. Psicologia do Ensino, 2ª ed. Editora Moderna, São Paulo, 2009LEMOS, Dos Santos. Diálogo com a Criança e o Desenvolvimento do Raciocínio, 1a ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2005NOVAK ,  PELCZAR . Relação Entre as Aprendizagens, 3a ed. Editora Moderna, São Paulo, 2000GOMES, D .G. Teoria Da Aprendizagem Significativa Segundo Ausube, 2ª Edição, editora Guanabara Koogam, Brazil, 2005.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Psicologia

Relação da Psicologia de Desenvolvimento e outras Ciências

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

Conceito de Personalidade

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é um indivíduo esquizofrénico?

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é hipnose?

Fevereiro 11, 2021
Next Post

Aprendizagem baseada em competência

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR