Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Psicologia

Desenvolvimento psíquico da criança segundo Leontiev

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 11, 2021
in Psicologia
0 0
0

Conteúdos

Vida e obra de Leontiev: resumo

Aléxis N. Leontiev (1903-1979), iniciou sua carreia na Universidade Estadual Lomonosov de Moscovo (MGU),e na Faculdade de História e Filologia da Universidade de Moscovo. O primeiro contacto com a psicologia foi através de G. I. Chelpanov que ensinava psicologia no Departamento de filosofia, graduou-se em 1924. Trabalhou com Lev S.Vigotsky (1896-1934) e Alexander R. Luria (1902-1977) por seis anos. A partir das pesquisas de Vygotski, Leontiev elaborou a teoria da actividade que está sempre relacionada com um motivo. Onde uma necessidade só é satisfeita quando encontra seu objecto/ motivo.

Aléxis N. Leontiev

A necessidade não orienta a actividade, pois é o objecto que determina as acções que estão directamente relacionadas ao objectivo. E, a necessidade encontra a sua ordem no objecto operação, que são os procedimentos ou meios, técnica usada para alcançar objectivo. A sua contribuição maior para o meio científico foi o resultado da pesquisa sobre o desenvolvimento do psiquismo humano e a cultura. Seus trabalhos são utilizados tanto no campo da psicologia quanto no da educação. O propósito deste artigo é apresentarmos o trabalho realizado por Leontiev sobre o desenvolvimento do psiquismo infantil. Os aspectos focalizados constituem-se fontes significativas para a educação e à base filosófica utilizada pelo autor em seus trabalhos. É a teoria marxista.

O texto está dividido em cinco partes, sendo que as três primeiras se referem a artigos publicados por Leontiev em conferências. Na quinta parte do texto se faz as colocações dos estudos do teórico em questão, para o ensino de ciências nos diferentes níveis dos processos educacionais. Por fim, as nossas considerações enquanto implicação a respeito da teoria proposta por Leontiev e sua potencialidade no campo do ensino.

O Desenvolvimento do Psiquismo na Criança

Segundo Leontiev (1960) O psíquico da criança, no decurso de seu desenvolvimento é construído a partir da actividade humana que a rodeia, sob a influência das circunstâncias concretas de sua vida, e dos pais que determinam a visão de mundo juntamente com a inter-relação, começando assim o início de vida social da criança.

Na idade pré-escolar a criança logo começa abrir um novo círculo de amizades na escola, onde aprende seus deveres diante da sociedade. Ela se sente muito satisfeita em cumprir seus deveres escolares, a imaginação é um destaque forte (a criança faz o desenho pois tem a quem mostrar) uma forma de reforçar sua importância. O psiquismo da criança se desenvolve no decorrer da própria vida aprendendo a lidar com relações do interior e exterior sendo ele escolar, social e familiar. Sua evolução de relações é notável não somente com os pais e o educador também com obrigações relativas à sociedade. As crianças se adequarão ao dominó de novas aprendizagens, onde começa a perceber o que gostam ou não de fazer; abrindo-se ao novo; se reorganizando em seus processos psíquicos particulares se encontrando em atractivos diversos.

O estágio de desenvolvimento psíquico é diversificado pelos tipos de relações e adaptações com a realidade dominante em etapas caracterizadas por tipos de convivências e actividades sendo assim dominante para ela. As condições sócio-históricas são as que aglomeram no conteúdo do desenrolar de seu desenvolvimento, sendo assim não há uma regra de idade pro seu progresso.

Nesse processo o homem vai constituindo a sua humanização, que se dá como um processo de educação das novas gerações pela mediação das gerações que as precedem. Na trajectória feita pelo homem desde que nasce até à idade adulta esse processo de educação vai se constituindo em diferentes círculos de relações de que participa inicialmente restrito ao círculo familiar, essa participação progressivamente, amplia-se para os demais grupos sociais, dentre os quais os que se constituem pelas relações educativas no interior das instituições escolares.

A escola, responsável pela transmissão dos conhecimentos elaborados historicamente e sistematicamente organizados em uma estrutura curricular, exerce um papel fundamental na transformação dos sujeitos ao propiciar-lhes a apropriação desses conhecimentos e desenvolver-lhes as habilidades, capacidades e aptidões necessárias ao processo de sua objectivação como seres humanos. A escola funciona, então, como uma via para acessar o conteúdo cultural sistematizado, programado especialmente para desencadear um processo de ensino que promova nos alunos o seu processo de humanização e desenvolvimento psíquico.

Estágios do desenvolvimento da criança

A criança vai passando por vários estágios, e o conteúdo desses estágios, depende das condições de vida de cada pessoa. Ela muda de estágio a partir do momento em que ela percebe que suas potencialidades estão de acordo com seu modo de vida. Suas actividades variam de acordo com os estágios e dependendo da actividade a acção pode ter outro carácter psicológico. Por exemplo: Por que uma criança resolve um problema de matemática dado como tarefa? Com certeza ela não pensa que ela irá aprender, ela faz a tarefa para não ficar de castigo, para a professora não brigar com ela, ou mesmo para ela tirar uma nota boa. Porém nem toda actividade que ela realiza ela faz pensando no resultado.

Ao brincar, a criança não tem nenhum objectivo ao final da brincadeira. O próprio ato é o motivo, pois ela se diverte brincando. Num jogo, para a criança, o importante não é ganhar e sim competir, ela quer jogar pela simples diversão. Já para os adultos, o mais importante é ganhar e não competir, então o jogo deixa de ser uma brincadeira. Conforme a criança se desenvolve, ela começa a querer imitar os adultos e fazer coisas para obter resultados e não simplesmente por fazê-las. Por exemplo: ao ver a mãe cozinhando e cuidando de um irmão menor, a menina começa a querer imitar a mãe e vai brincar de casinha. Como a criança não persegue um objectivo com isso, e só quer se divertir, pra ela não importa que seu bebé não chore e que sua comida não seja de verdade. Porém, a partir do momento em que ela começa a buscar um objectivo naquilo que faz, a brincadeira perde a graça, e ela quer então ajudar sua mãe ao invés de imitá-la.

1o estágio

Leontiev (1960) afirma que na primeira etapa, as crianças não têm nenhuma preferência quanto às actividades desenvolvidas na escola. Tudo para elas é igualmente interessante e não têm nenhum interesse especial frente ao conteúdo das aulas e das disciplinas que estudam. Se tiverem alguma preferência, o autor afirma que esta dependerá unicamente de que uma ou outra tarefa lhe seja mais ou menos difícil. Este autor denomina a primeira etapa como sendo o do desenvolvimento psicológico da criança como primeira infância. Segundo este autor Este estágio, é constituída por dois grupos, a saber: a comunicação emocional directa e actividade manipulatória-objetal. Na relação da criança com as pessoas que a rodeia é que se estabelece uma forma de comunicação social e essa é a primeira forma da criança inserir-se na sociedade, isto é, por meio da comunicação emocional directa. Ainda na primeira infância, surge um segundo momento onde a actividade principal passa a ser a manipulatória-objetal, caracterizada pela assimilação dos procedimentos elaborados socialmente de acção com os objectos.

O período da comunicação emocional directa vai do nascimento da criança até o seu primeiro ano de vida. A relação criança-adulto social é caracterizada por várias maneiras que a criança utiliza para se comunicar com os adultos como o choro e o sorriso, por exemplo. A mediação dos adultos, neste momento, também passa às crianças um vínculo emocional. Nessa mediação “aparece na criança a compreensão primária da linguagem humana, a necessidade da comunicação verbal e a pronúncia das primeiras palavras

No período da actividade manipulatória-objetal, a criança compreende de dez a vinte palavras. É nesta idade que a criança pronuncia suas primeiras palavras e este processo indica uma nova etapa no desenvolvimento da criança e caracteriza o surgimento de novas relações entre a criança, os adultos e os objectos. Neste momento a relação da criança com o meio muda de forma significativa. A criança, ao começar a andar, não só amplia o círculo de objectos com os quais tinham contacto, mas amplia as possibilidades e as descobertas de novos objectos a sua volta.

2o estágio 

Pode se afirmar que, Leontiev (1960) que na segunda etapa, essas mesmas pesquisas relatam que os interesses frente às ocupações escolares começam a diferenciar-se, portanto neste estágio, “Manifesta-se claramente a significação do conteúdo do que se estuda. Aparecem os verdadeiros interesses de estudo.

Leontiev concorda Elkonin (1960), ao afirmar que a segunda época do desenvolvimento da criança, é denominada a fase de infância, onde as actividades principais ou dominantes nessa fase são o jogo de papéis (criança-adulto social) e a actividade de estudo (criança-objecto social). A criança, nessa etapa de desenvolvimento, tenta “integrar uma relação activa não apenas com as coisas directamente acessíveis a ela, mas também com o mundo mais amplo, isto é, ela se esforça para agir como um adulto. Desta forma, é por meio do jogo de papéis ou brincadeira, que a criança procura reproduzir as mesmas actividades que as pessoas que a cercam. “O jogo é a forma típica e acessível nesta idade para que a criança reproduza este mundo. Precisamente ele reflecte a realidade que rodeia a criança.

3o estágio

Na terceira etapa, Leontiev (1960) identifica o adolescente que começa a descobrir o significado do conhecimento científico. Esta etapa é caracterizada pelo motivo fundamental de estudar a fim de preparar-se para o futuro. No mesmo fio de pensamento, Elkonin (1960), sustenta que o período escolar médio ou período da adolescência, abarca desde os 11-12 anos até os 15. Este período de desenvolvimento consiste no salto da infância à juventude (15 anos até 16), por isso essa idade é denominada de trânsito ou de transição. Embora, como já foi dito, à primeira vista, não há essencialmente diferenças com respeito às condições de vida da infância – pelo fato do adolescente continuar sendo escolar e sua actividade principal, o estudo – suas condições pessoais de desenvolvimento se diferenciam muito das do escolar primário.

O terceiro estágio do desenvolvimento psicológico da criança (adolescência). Assim como nos estágios precedentes, esta também apresenta duas actividades principais, quais sejam: comunicação íntima social (primeiro grupo) e actividade profissional/de estudo (segundo grupo). Porém, segundo Elkonin (1987), a identificação da actividade principal no estágio da adolescência apresenta grandes dificuldades. Tais dificuldades consistem no fato da actividade principal do adolescente continuar sendo o estudo escolar. Os adolescentes, assim como os escolares da fase da infância, são valorizados – pelos adultos – em função de seus êxitos ou fracassos na aprendizagem escolar. Além disso, na passagem a esta fase, tão pouco ocorrem mudanças substanciais em seu aspecto externo. Na mesma perspectiva, Vygotski (1996) afirma que as mudanças no adolescente são, em sua maioria, mudanças internas e não são exteriorizadas, portanto, não são visíveis ao observador.

Leia Também Sobre:

  • Objeto de estudo da Psicologia
  • Métodos estudo da Psicologia
  • Importância do estudo da Psicologia do Desenvolvimento
  • Principais ramos da Psicologia
  • Desenvolvimento psíquico da criança segundo Vygotsky
  • Aprendizagem baseada em competência
  • Aprendizagem Significativa
  • O que são Mecanismos de defesa? Quais são? Características e importância
  • Necessidades Educativas Especiais Motrizes

Bibliografia

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10.        ed. São Paulo: Ícone, 2006.LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006.
OSTERMANN Fernanda &CAVALCANTI Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem, Rio de Janeiro, 2010.PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação. de jogo: São Paulo: Zahar, 1971.
PRASS, Alberto Ricardo. Teorias de Aprendizagem.2012.VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. RIO DE JANEIRO: MARTINS FONTES, 1996.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Psicologia

Relação da Psicologia de Desenvolvimento e outras Ciências

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

Conceito de Personalidade

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é um indivíduo esquizofrénico?

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é hipnose?

Fevereiro 11, 2021
Next Post

Importância do estudo da Psicologia do Desenvolvimento

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR