O vento é o ar em movimento, resultante das diferenças de pressão atmosférica entre os diferentes lugares.
Deste modo, os ventos periódicos são aqueles que ocorrem em um determinado período do dia ou durante uma das estações do ano. Os ventos periódicos apresentam duas subdivisões a saber: Monções e Brisas.
Conteúdos
Ventos de Monções
São ventos periódicos típicos do continente asiático. São geralmente causados pela diferença de pressão e temperatura entre o oceano índico e as temperaturas do continente.
Estes ventos (de Monções) subdivide-se em:
Moção de inverno – Ocorrem quando as massas de ar frio e seco saem do continente asiático em direção ao oceano índico.
Moção de verão – Calham quando as massas de ar quente e seco saem do oceano em direção ao continente.
As Brisas
Ventam alternadamente numa direção (durante o dia) e na direção inversa (durante a noite). Esse tipo de vento forma-se devido as diferenças entre o aquecimento do oceano e do continente. Este por sua vez, subdivide-se em: “brisa” marítima, terrestre ou continental, do vale e brisa das montanhas.
Hidrografia de Moçambique
Hidrografia é a parte da geografia física que estuda os componentes da hidrosfera, as características de cada um deles e das massas líquidas em geral, e a relação que estabelece com outros componentes da geosfera.
Cerca de 3% do território moçambicano é constituído por águas interiores. O território moçambicano é caracterizado por ter grandes extensões de bacias hidrográficas, ou seja, conjunto de rios, lagos, e demais porções de água que se interligam.
Na hidrografia de Moçambique incluem – se: Águas continentais, lagos, Lagoas, Águas subterrâneas, Rios.
Característica dos rios de Moçambique
Os rios de Moçambique caracterizam – se por dependerem muito da disposição do relevo, da situação geográfica e do clima.
A maior parte dos rios ocorre de oeste para este e são alimentados pelas águas das chuvas;
A maioria dos rios é do regime periódico e nascem nos países vizinhos.
Leia Também Sobre: