O objecto de estudo da psicologia tem sido largamente discutido por vários cientistas e divergem de corrente para corrente mas há consenso em que a psicologia tal como outras ciências tem o homem no centro da sua análise.
A palavra Psicologia tem a origem em duas palavras gregas: PSYCHE; que significa alma ou (espírito) e LOGOS; que significa estudo ou (ciência) o que sugere que o primeiro significado da psicologia foi estudo da alma (ciência que estuda a alma ou espírito do homem).
Mais afinal, o que é Psicologia?
- Psicologia é uma ciência que estuda os factos, as regularidades e os mecanismos psíquicos. A sua formação, o seu desenvolvimento, as suas regularidades e os seus mecanismos fisiológicos.
- Psicologia é uma Ciência do comportamento que estuda e explica as reacções do organismo perante diferentes estímulos em diferentes condições ambientais.
Olhando nas definições acima apostos, pode se concluir que o objeto do estudo da Psicologia são os processos mentais (os processos mentais de todos os animais e de modo específico o comportamento do homem).
Leia Também Sobre:
- Métodos estudo da Psicologia
- Importância do estudo da Psicologia do Desenvolvimento
- Desenvolvimento psíquico da criança segundo Leontiev
- Principais ramos da Psicologia
- Desenvolvimento psíquico da criança segundo Vygotsky
- Aprendizagem baseada em competência
- Aprendizagem Significativa
- O que são Mecanismos de defesa? Quais são? Características e importância
- Necessidades Educativas Especiais Motrizes