A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os “Zanj” (os negros) do “Bilad as Sofala”, que incluía grande parte da costa centro-norte do atual Moçambique.
Um árabe muçulmano de nome Mussa ben-Bique, foi o primeiro governante conhecido de Moçambique antes do estabelecimento dos Portuguese na região, durante a década de 1505 nas regiões costeiras e mais tarde no interior (1544). Quando Vasco da Gama chegou pela primeira vez a Moçambique, em 1498 (Inharrime), já existiam entrepostos comerciais com povos do Oriente (Árabes) e uma grande parte da população tinha aderido ao Islã.
Qual é a origem do nome de Moçambique?
O nome Moçambique é aparentemente derivado do nome de um dos primeiros mercadores (sheik ou sultão árabe) Mussa Ben-Bique *Moiseis filho de Mbiki*. Os portugueses a chamaram de ” Terras de Mussa ben-Bique” em homenagem ao seu governante, mas com o passar dos anos, como aconteceram em outras regiões do mundo colonizadas por europeus, o nome da terra começou a ser simplificado para facilitar a pronúncia, então de Terras de Mussa bem-Bique, o lugar passou a ser chamado simplesmente de Moçambique.
Leia Também Sobre:
- Os Portugueses e o Estado dos Mwenemutapas
- Os estados Moçambicanos e a penetração mercantil Estrangeira
- Primeiros habitantes de Moçambique
- Estados Ajauas
- Os Nguni
- Penetração Colonial Portuguesa em Moçambique
- Revolta de Bárué
- Sultanato de Angoche
- Fases da exploração colonial Portuguesa e seu impacto
- O Traidor Gatsi-Rusere
Bibliografia
Extraido da Wikipédia