O que Psicologia Científica?
Estuda o comportamento humano e os processos mentais de todos animais. É dotada de objecto específico linguagem rigorosa, método e técnica. O objecto da psicologia é analisado sob diferentes perspectivas com o objectivo de se vir a obter um dia uma perspectiva integradora.
Objetivos da Psicologia Cinética em várias perspectivas
Estas perspectivas são a biológica, a comportamental, a cognitiva, a sócio cultural, a psicanalítica e a fenomenológica. Para se ter uma ideia das diferentes perspectivas de investigação psicológica na análise do comportamento humano, vou tentar ilustrá-las a partir do fenómeno da ira ou furor.
Na perspectiva biológica, a ira pode ser analisada a partir da activação de certos circuitos neuronais do cérebro, lesões cerebrais provocadas pelo parto, alterações cromossomáticas ou genéticas e da presença ou ausência de certo nível hormonal no organismo.
Na perspectiva comportamental, a ira pode ser analisada a partir dos gestos e expressões faciais produzidos, do rubor da face e dos estímulos externos que precederam e acompanham a manifestação da ira.
Na perspectiva cognitiva, a ira pode ser analisada a partir das experiências passadas vividas, do modo como um indivíduo as organiza, representa e manifesta, e ainda do modo como tais vivências afectam a maneira de pensar e raciocinar em situações específicas.
Na perspectiva sócio-cultural, a ira pode ser analisada a partir da pertença a certos grupos sociais, meios residenciais ou ainda em contextos em que há ou não um público presente. Os acessos de ira costumam diminuir quando o público se afasta.
Na perspectiva psicanalítica, a ira pode ser analisada a partir de conflitos parentais não resolvidos na infância, que foram depois reprimidos pelo sujeito para evitar a ansiedade daí resultante, podendo no entanto irromper de forma inesperada e abrupta.
Na perspectiva fenomenológica, a ira tende a ser analisada a partir da história de vida de uma pessoa, tendo em conta os ultrajes e afrontas vividos e sofridos, da imagem que se tem de si próprio e do controle que se julga ter sobre as situações.
Características da atitude científica
- A ciência desconfia da veracidade das nossas certezas da nossa adesão imediata as coisas da consciência de crítica e de falta de curiosidade. Assim, onde vemos coisas, factos e acontecimentos a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que preferem ser explicados e em certos casos, afastados;
- É objectivo, métodos e sistemático;
- Geralmente quantitativo poder também homogéneo.
Leia Também Sobre:
- Diferencia entre psicologia do senso comum e psicologia científica
- Desenvolvimento da Linguagem, Psicologia
- Psicologia do senso comum: conceito, características e constituintes do Senso Comum
- Relação entre psicologia do senso comum e psicologia científica
- Teoria de Aprendizagem Gestalt
- Relação da Psicologia de Desenvolvimento e outras Ciências
- Teoria de Aprendizagem do Campo
- Importância da Psicologia na formação do Professor
- Fatores do desenvolvimento humano: hereditariedade, o meio e experiência
Referências
Chocholle, R, Os tempos de reacção. In P. Fraisse e J. Piaget (Eds). Tratado de psicologia experimental, vol. 2, 1969.
Fletcher, G. J. O, Psychology and common sense, American Psychologist, 1984.Kelley, H. H, Common-sense psychology and scientific psychology, Annual Review of Psychology, 1992.Smedslund, J. The structure of psychological commmon sense. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.Sternberg, R. J, at.al, Testing common sense psychologist, American, 1995.Hilton Japiassu, A psicologia dos psicólogos, 2.ed. Rio de Janeiro, lmago, 1983.