Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Psicologia

Teoria de desenvolvimento Moral, Kohlberg

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 11, 2021
in Psicologia
0 0
0

Para iniciar a debruçar sobre este tema, importa primeiro dar conceito sobre moral.

Moral é o conjunto de condutas, quer própria de uma época ou cultura quer consideradas como universalmente válidas, teoria do bem e do mal, que conduz normativo.

O desenvolvimento moral refere-se ao modo como a criança aprende a determinar o que é certo e o que é errado, pois, é a base do princípio da justiça.

Dentre vários psicólogos que tentaram analisar o conceito da moralidade das crianças e de adultos, destacaram-se Jean Piaget, Hugh Hartshorne,mas daremos mais ênfase ao Lawrence Kohlberg, nas suas teorias do desenvolvimento moral.

Conteúdos

    • 0.1 Teoria de Kohlberg
  • 1  Níveis e estádios de Kohlberg
    • 1.1 Nível pré-convencional (criança)
      • 1.1.1 O primeiro estádio: Orientação para o castigo e obediência
    • 1.2 O segundo estádio: Orientação instrumental-relativista
        • 1.2.0.1 Nível Convencional (adolescentes e adultos)
    • 1.3 Terceiro estádio: Orientação para o bom menino ou boa menina
        • 1.3.0.1 Quarto estádio: A orientação para a ordem e lei
    • 1.4 Nível pós-convencional (acima de 15 anos)
    • 1.5 Quinto estádio: Orientação para o contrato social
    • 1.6 Sexto estádio: Orientação com os princípios éticos universais
  • 2 Dilema Moral
    • 2.1 Análise crítica da teoria
  • 3 Implicações pedagógicas da teoria

Teoria de Kohlberg

Este psicólogo revolucionou a compreensão sobre o desenvolvimento moral, e descobriu ainda que o carácter moral se desenvolve com o crescimento moral. Depois de ter conduzido uma longa série de estudos, com crianças e adultos, Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da sua cultura, sub cultura, continente ou país.

A sua teoria propõe três níveis de moralidade, sendo:

Nível Pré Convencional, (egocentrismo), Convencional (social) e Pós Convencional (autónoma).

Portanto, em vez de se definir a moral com os traços fixos, o carácter moral evolui segundo uma série de estádios do desenvolvimento, ou seja, enquanto Piaget identificava os estádios de desenvolvimento cognitivo, Erickson sugeriu estádios de desenvolvimento psicossocial, e Kohlberg, descreu o estádio de desenvolvimento moral.

 Níveis e estádios de Kohlberg

Nível pré-convencional (criança)

É típico de raciocínio moral utilizado pela criança entre os quatros aos dez anos de idade. As decisões são egocêntricas, o que significa que as decisões são baseadas nos interesses pessoais. O raciocínio moral da criança difere do adulto porque as crianças têm menos experiências e maturidade.

Este nível engloba comportamento para evitar punições ou para obter recompensas. A criança começa a desenvolver a moralidade onde aprende a distinguir entre o bem e o mal, e também começa a formar o carácter através das escolhas que faz.

O nível pré-convencional consiste apenas do primeiro e o segundo estádios de desenvolvimento moral, e está preocupado apenas com o próprio ser de uma maneira egocêntrica. Alguém com uma moral pré-convencional ainda não adoptou ou internalizou as convenções da sociedade sobre o que é certo ou errado, mas, em vez disso foca-se grandemente em consequências externas que certas acções possam ter.

O primeiro estádio: Orientação para o castigo e obediência

 Neste estádio a moralidade para a criança consiste em observar literalmente as regras, obedecer à autoridade e evitar o castigo. Por exemplo, uma acção é vista como errada apenas porque aquele que cometeu foi punido.

 As crianças avaliam-se as elas próprias como boas ou más com base nas recompensas e nos castigos administrados pelos adultos. As regras são percebidas como sendo absolutas e devem ser cumpridas independentemente das circunstâncias.

As pessoas são percebidas como sendo importantes com base na utilidade que elas têm para a criança.

O segundo estádio: Orientação instrumental-relativista

 É aquele em que a pessoa é movida pelos seus próprios interesses.

No ponto de vista da criança é certo o que faz feliz;

A criança inibe-se de ser injusta se os outros não forem injustos com ela.

Nível Convencional (adolescentes e adultos)

O raciocínio das crianças maiores e adultas trata-se de agradar aos outros ou cumprir obrigações sociais. Ou seja: concordância interpessoal e conformidade, concordância social e manutenção dos sistemas.

O raciocínio moral é mais concentrado no social-têm em conta os interesses dos outros numa determinada sociedade. Existe um forte desejo para corresponder às normas morais, fundamentá-las e justificá-las. A maioria dos adolescentes e adultos opera neste nível.

Nível convencional de argumentação moral é típico de adolescentes e adulto. Aqueles que argumentam de uma maneira convencional julgam a moralidade das acções comparando-as com as visões do mundo e expectativas da sociedade. A moralidade convencional é caracterizada por uma aceitação das convenções sociais a respeito do certo e do errado. Nesse nível o indivíduo obedece a regras e segue as normas da sociedade mesmo quando não há consequências pela obediência ou desobediência. A aderência a regras e convenções é de algum modo rígido, entretanto, a adequação da aplicação de uma regra ou a justiça.

Terceiro estádio: Orientação para o bom menino ou boa menina

Neste estádio a uma grande preocupação para a integração da pessoa dentro do grupo, uma realização notável de certas actividades (boas acções) para promover a sua aceitação no grupo. É neste estádio que o sujeito começa a ter em conta, as intenções e juízos e faz das acções em função das regras estabelecidas no grupo. Os afectos ocupam um relevo na pessoa.

Quarto estádio: A orientação para a ordem e lei

É aquele em que a pessoa se move com base obediência a autoridade e ordem social. O correcto é cumprir seu dever na sociedade, preservar a ordem social, e manter o bem-estar da sociedade ou do grupo. O ponto de vista é do sistema ou do grupo social como um todo, considera os interesses individuais dentre desse quadro de referência. O indivíduo recorre a leis, regras ou códigos param se orientar nas situações dilemáticas. A argumentação moral do estádio quatro está além da aprovação individual exibida no estádio três; a sociedade deve aprender a transcender necessidades individuais. A acção afectiva da sociedade e das instituições é governada pelos regulamentos e leis para serem observadas e obedecidas.

Nível pós-convencional (acima de 15 anos)

Trata-se de princípios éticos universais ou a padrões de consciência, ou seja: Contacto social, utilidade, direitos individuais e princípios éticos universais.

A pessoa que opera este nível nem é egocêntrica nem social, mas autónoma no seu juízo. As pessoas matem princípios que transcendem as leis existentes e as convenções aceites e, se for o acaso, entra em conflito com o que é entendido como os direitos básicos de uma pessoa e o que é considerado ser no melhor interesse das pessoas.

O nível pós-convencional, também conhecido como, “nível principiado”, consiste dos estádios cinco e seis do desenvolvimento moral. Há pessoas que exibem uma moralidade pós-convencional vêem as regras como necessárias e como mecanismos motuaveis-idealmente, são regras que podem ajudar a manter a ordem social geral e a proteger os direitos humanos.

Quinto estádio: Orientação para o contrato social

Neste estádio é reconhecido que existem situações em que as leis podem ser injustas, devendo ser alterados. As regras devem envolver acordo mútuo e que devem ter como objectivo proteger os direitos individuais. As leis são consideradas contratos sociais em vez de mandamento rígidos. A mudança da lei é compreendida para alterar a interpretação do que é certo ou errado. Neste estádio nada é considerado absoluto.

A visão do mundo de quem está neste estádio é a de que no mundo existem pessoas de diferentes opiniões, direitos, e valores. O correcto é apoiar os direitos, valores e contratos jurídicos de uma sociedade, mesmo quando estão em conflito com as normas concretas do grupo. Aquelas que não promovem o bem-estar geral devem ser modificadas quando necessárias para adequar-se ao “bem máximo para o maior número de pessoas”. Isso é atingido através da decisão da maioria, e do cumprimento inevitável.

As decisões morais baseiam-se num sistema de leis como a constituição, mas, não são escritas. Significa que não encaramos o problema em termo de uma lei única, mas, em termos de sistema global.

Sexto estádio: Orientação com os princípios éticos universais

 Este é mais elevado do desenvolvimento moral proposto por Kohlberg e são poucas pessoas que alcançam, os princípios são baseados na vida humana, a justiça é estabelecida universalmente; quem opera este estádio tem igualdade com entre pessoas, a vida tem precedência sobre todas as outras convenções humanas; devem examinar todos os factores envolvidos e tomar uma decisão adequada.

Na nossa óptica, este estádio é o dos princípios universais éticos. As leis e acordos sociais só são válidos na medida em que derivam de tais princípios, é preciso agir de acordo com eles. Os princípios em questão são os da igualdade dos seres humanos e o respeito por sua dignidade como indivíduos.

Dilema Moral

Para melhor compreender a variedade do desenvolvimento moral, em função dos estádios propostos por Kohlberg, apresentamos um Dilema Moral, que as respostas serão de acordo com os níveis de estádios de desenvolvimento moral.

O dilema moral que se encaixa para a avaliação do raciocínio moral, é a história de um homem que tem a mulher gravemente doente. Existe um medicamento que pode curar a sua doença, mas ele não dispõe de dinheiro para pagar.

A questão é: Se o marido poderia roubar o medicamento, ou não? As respostas típicas variam-nos diferentes estádios no desenvolvimento moral e são as seguintes:

No estádio I, a criança poderia dizer que ele não devia roubar o medicamento porque fazendo isso seria punido e seria preso.

No estádio II, a criança seria motivada pela recompensa, por conseguinte a criança argumentaria que o marido devia roubar o medicamento para salvar a vida da mulher porque, uma vez fora da prisão, ele poderia usufruir da sua companheira outra vez.

No estádio III, a criança poderia dizer que roubar o medicamento seria compressível porque, se ele não o fizesse, as pessoas poderiam pensar que ele era insensível e que não a amava. O factor que motiva é ter a aprovação dos outros.

No estádio IV, a pessoa poderia dizer que roubar é contra lei, por conseguinte o marido não devia roubar.

No estádio V, a pessoa diria que as pessoas têm o dever de salvar uma vida humana.

No estádio VI, a pessoa poderia argumentar que seria moralmente errado não roubar quando esta em jogo uma vida humana. A importância e o carácter sagrado da vida estão à cima do ganho financeiro.

Análise crítica da teoria

A teoria moral do desenvolvimento moral tem sido crítica por si basear em respostas verbais que, necessariamente não reflectem a moral funcional.

Ignorância da especialidade do desenvolvimento moral das mulheres;

Desvalorização do papel da emoção e do hábito do processo do desenvolvimento moral.

Implicações pedagógicas da teoria

Uso de métodos de debates para a formação e desenvolvimento moral;

O professor, a comunidade escolar, família, líderes religiosos, devem espalhar valores que possam ser exemplos aos mais novos;

As crianças devem ser levadas a compreender que fazer uma coisa certa meramente para receber a aprovação dos outros, não é a base para tomar uma decisão moral;

Os alunos devem ser incutidos em comportamento de que não devem ser julgados isoladamente, mas que as circunstâncias que levam a esse comportamento devem ser analisadas;

Os indivíduos são líderes das suas próprias casas, eles conseguem distinguir o mal do errado sendo deste modo os melhores supervisores do seu próprio comportamento.

Leia Também Sobre:

  • O que é Psicologia?
  • Relação entre a sensação e o estímulo
  • Planificação do Processo Pedagógico
  • Pensamento e Imaginação
  • Sensação e percepção
  • Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud
  • Imaginação: Conceito, Tipos e Importância
  • O que são processos cognitivos?
  • Importância do pensamento e da imaginação
  • Avaliação Psicológica no decurso dos estudos e pesquisas educacionais
  • O processo de diagnóstico psicopedagógico

Referencia bibliográfica

DAVIDOFF, Linda. Introdução à psicologia, 3ª edição. São Paulo. Person Makron Books, 2001.
DOUROZOI, G & ROUSSEL A.. Dicionário de Filosofia. 2ª Edição. Porto, Porto Editora, 2000,398 P.MWAMWENDA, Tuntufye. Psicologia educacional: uma perspectiva africana, textos editoras, 2004.PAPALIA, Diane; et-al. O mundo da Criança. Portugal, Editora Mc Graw Hill, 2001.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Psicologia

Relação da Psicologia de Desenvolvimento e outras Ciências

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

Conceito de Personalidade

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é um indivíduo esquizofrénico?

Fevereiro 11, 2021
Psicologia

O que é hipnose?

Fevereiro 11, 2021
Next Post

O que é Psicologia?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR