As ciências naturais são uma área de conhecimento que abrange diversos saberes como física, química, biologia. Essas disciplinas são leccionadas logo no início das primeiras classes do Ensino Fundamental para que o aluno tenha uma visão global do mundo em que vive.
Assim, durante o ensino fundamental cabe ao professor estimular uma integração entre as diversas disciplinas realizando, desse modo, as actividades que englobem a teoria e a prática, pois desta forma o aluno poderá ter uma base mais sólida e um maior interesse pela área, já que poderá ter noção da utilização da ciência em seu quotidiano como também uma compreensão global do mundo.
Pretto (1995) afirma que: “Para que a criança tenha uma compreensão do ser humano e do mundo, é necessário que o ensino das ciências se dê desde as primeiras Classes do Ensino Fundamental, entendendo-se a ciência como um dos elementos do universo cultural”.
Nesse contexto, a ciência é entendida como elemento integrante da cultura, pois desvenda fenómenos naturais e consequentemente modifica costumes e valores sociais, como por exemplo, o teste de DNA que altera hábitos da sociedade ao identificar a paternidade e em conjunto com leis faz com que o indivíduo reconheça a paternidade, as vacinas também surgiram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos combatendo doenças, o anticoncepcional que trouxe uma nova perspectiva para a mulher ao possibilitar o controle da natalidade e entre outros.
As Ciências Naturais são muito importante, pois a sociedade está em profunda e contínua evolução, e assim os cidadãos precisam se apropriar de conhecimentos que lhe são essenciais a própria a sobrevivência e vida em sociedade.
Numa sociedade em que se convida com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico.
Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental.
Outro aspecto de extrema importância propiciar às novas gerações a apropriação crítica dos conhecimentos e habilidades já incorporadas pelo homem ao seu património científico-cultural permitindo, desse modo, que os indivíduos a elas pertencentes possam desenvolver-se de forma autónoma e cidadã, dando a estas novas gerações a possibilidade de serem os construtores de sua História de forma consciente e livre.
Leia Também Sobre:
- Feminismo: O que é? História, ondas, direitos civis, racismo, sexualidade, ciência e seu impacto
- Método dedutivo: o que é? Exemplo do raciocínio educativo
- Cepticismo: conceito, características e História
- Pobreza: Conceito, Tipos (absoluta, moderada, relativa)
- Criticismo: o que é? História e características
- Origem da História política
- Método Dialéctico de Marx
- Qual é o valor da profissão?
- Definição e classificação da Arte
Não tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto
aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado
pelas informações.