Conceito
Parte do geral para o particular. O Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinadas premissas. Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras e se o raciocínio respeitar uma forma lógica válida.
Raciocínio educativo
O raciocínio educativo, também chamado de lógica educativa ou dedução lógica ou até mesmo, informalmente, a lógica é o processo de raciocínio a partir de uma ou mais afirmações (premissas) para chegar a uma certa conclusão lógica.
Exemplo:
Todos os homens são mortais;Sócrates é um homem;Portanto, Sócrates é mortal.
O raciocínio dedutivo contrasta com o raciocínio indutivo da seguinte forma: No raciocínio dedutivo, a conclusão é obtida pela aplicação das regras gerais que mantêm sobre a totalidade de um domínio fechado de discurso, estreitando a faixa em consideração até que reste apenas a conclusão. No raciocínio indutivo, a conclusão é atingida por generalização ou extrapolação a partir de informações iniciais. Como resultado, a indução pode ser usada até mesmo em um domínio aberto, aquele em que há incerteza.
Leia Também Sobre:
- Feminismo: O que é? História, ondas, direitos civis, racismo, sexualidade, ciência e seu impacto
- Cepticismo: conceito, características e História
- Pobreza: Conceito, Tipos (absoluta, moderada, relativa)
- Criticismo: o que é? História e características
- Origem da História política
- Importância do estudo das Ciências Naturais
- Método Dialéctico de Marx
- Qual é o valor da profissão?
- Definição e classificação da Arte