Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Filosofia

Peculiaridades das Explicações nas Ciências Sociais

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 11, 2021
in Filosofia
0 0
0

A Ciência desenvolveu-se, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mas seguro e digno de confiança, do mundo que nos rodeia (KERLINGER, 1984). Assim tornou se necessário inventar uma abordagem do conhecimento, apta a permitir uma informação valida fidedigna sobre fenómenos complexos, incluindo o complexo fenómeno do homem e dos seus comportamentos.

Conteúdos

    • 0.1 Conceito das Ciências Sociais
  • 1 Suas particularidades
    • 1.1 O Problema da Objetividade
    • 1.2 O problema da Quantificação
    • 1.3 O problema da Experimentação
    • 1.4 O problema da Generalização

Conceito das Ciências Sociais

Ciências sociais são ciências exercidas em resposta as necessidades concretas das sociedades.

Trata-se do estudo da sociedade, dos comportamentos sociais. O seu objecto de estudo é o ser humano e suas acções em comunidade e ela tem como objectivo entender, definir e explicar essas relações na sociedade.

Suas particularidades

O valor científico das ciências sócias tem implícitas e certas concepções sobre as normas de explicação científica. Com a crescente consolidação das ciências sociais, iniciaram-se cada vez mais polémicas, divergências acerca da aplicabilidade autónoma dos métodos e procedimentos desenvolvidos pelas ciências naturais as pesquisas em ciências sociais.

O filósofo alemão Wilhlelm Dilthey (1833-1911), por exemplo estabeleceu uma distinção que se tornou em marco natural nessas discussões: A diferença entre aplicação (Erkiaren) e compreensão (Versteben).

A explicação seria a operação básica presente nas ciências naturais, visando ao estabelecimento precisa de relações de causa e o efeito entre os fenómenos observados. Já a compreensão seria o procedimento típico das ciências sociais nas quais as causas de um fenómeno dificilmente podiam ser aplicadas restando apenas a possibilidade de elaboração de um sentido ou interpretação para os fenómenos humanos.

Torna-se necessário, porém, reconhecer que os objectos de estudo das ciências humanas e sociais são muito diferentes das ciências físicas, biológicas e ressaltam algumas das dificuldades daquelas ciências, tais como:

  • O problema da objectividade;
  • O problema da quantificação;
  • O problema da experimentação;
  • O Problema da generalização.

O Problema da Objetividade

O observador na observância das regras da imparcialidade cientificas e na verdade outro grande problema de conhecimento no domínio das ciências sociais.

Por um lado o observador corre o risco de ser afectado no seu entendimento interno das acções sociais de outrem pela sua própria condição social, pelos próprios termos em que se define a sua posição na constelação das relações sociais, pela rede dos papéis sociais que delimitam a sua acção social.

Porem, por um outro lado, a preocupação consciente ou inconsciente da acção prática, o gosto por uma ou outra fórmula de organização da vida colectiva, a preferência por um certo programa politico, podem condicionar tanto a escolha do que se estuda como a visão a que se chega dos factos

DURKHEIM (1973)  um dos pioneiros da investigação científica nas ciências sócias, estabeleceu as regras do método sociológico que a primeira e mais fundamental regra para o sociólogo e tratar os factos sociais como coisas. Trata-se de clara tentativa de adoptar nas ciências sociais procedimentos semelhantes aos das ciências naturais, plenamente consoantes com a doutrina positivista. Ver Factos sociais em Emile Durkheim.

O problema da Quantificação

È impossível negar que o cientista social lida com variáveis de difícil quantificação. Também e difícil discordar da alegação de que o grande adiamento de uma ciência pode ser determinado pela precisão dos seus instrumentos de medida.

Contudo, o problema da quantificação em ciências sociais se analisando com a merecida profundidade, mostrar-se-á bem menos crítico do que aparente.

Mas os factos sociais dificilmente podem ser tratados como coisas, pois são produzidos por seres que sentem, pensam, agem e reagem sendo capazes, por tanto, te orientar a situação de diferentes maneiras. Da mesma forma o pesquisador, pois ele e também um actor que sente, age e exerce uma influência sobre o que pesquisa.

Frente aos factos sociais, o pesquisador não è capaz de ser absolutamente objectivo. Ele têm suas preferências, inclinações, interesses particulares, caprichos, preconceitos, interessa-se por eles e os avalia com base num sistema de valores pessoais.

Diferentemente do pesquisador que actua no mundo das coisas físicas que não se encontram naturalmente envolvido com o objecto do seu estudo, o cientista social ao tratar de factos como a criminalidade, descriminação social ou invasão escolar, está tratando de uma realidade que pode não lhe ser estranha. Seus valores e suas crenças pessoais o informam previamente acerca do fenómeno indicando se è bom ou mau, justo ou injusto. E è com base nessas pré-concepções que ira abordar o objecto do seu estudo. E pouco provável, portanto, que ele seja capaz de trata-lo com absoluta neutralidade. Na verdade o pesquisador è mais do que um observador objectivo: é um actor envolvido no fenómeno.

O problema da Experimentação

A experiencia mostra que no domínio das ciências sociais os temas e conceitos adquirem facilmente um sentido valorativo, pelo que o simples facto de estudar ou escrever sobre um dado assunto, mesmo com as possíveis cautelas da objectividade é assumir sobre ele uma posição pratica susceptível de influenciar as atitudes e comportamentos e de assumir um conteúdo ideológico

DURKHEIM (1973) diz ser verdade que o experimento em investigações sociais é bem pouco utilizado, visto que, de modo geral, o cientista não possui o poder de introduzir modificações nos fenómenos que pretende pesquisar. Cabe no intento, indagar se de facto o experimento controlado é realmente indispensável para a obtenção de resultados cientificamente aceitáveis.

Não há como deixar de admitir que a experimentarão representa uma das mais notáveis contribuições ao desenvolvimento da ciência. Isto não significa, no entanto, que se deva super estimar o papel do experimento controlado. A guisa do exemplo, pode-se lembrar que a Astronomia e a Geologia não devem sua respeitabilidade a utilização de procedimentos experimentais. A Embriologia até a bem pouco, desenvolveu-se independentemente da experimentação.

O problema da Generalização

A generalidade tem implícitos dois outros pontos. Por um lado que as Generalizações sejam nomotéticas e não enumerativas, ou seja que possam aplicar-se a todos os casos idênticos e não se limitem a enumerar as características do caso em estudo. outro lado que se trate de relações causais e não de relações lógicas.

Entendendo-se por relação causal aquela que afirma que dada uma mudança em certa propriedade se verificara necessariamente mudança em outra propriedade dela logicamente independente. Trata-se naturalmente de relações que só a experiência pode confirmar ou desmentir e que por ai satisfazem a terceira condição da explicação científica.

DURKHEIM (1973) Não há como negar as limitações das ciências sociais; não apenas em relação a objectividade, mas também a generalidade. Se as pesquisas nas ciências naturais com frequência conduzem ao estabelecimento de leis, nas ciências sociais não conduzem mais do que a identificação de tendências.

Em relação a criminalidade por exemplo, pesquisas poderão indicar áreas em que sua ocorrência é maior, factores que contribuem para a maior incidência de delitos criminais ou efeitos, de medidas preventivas. O máximo que um pesquisador experiente pode almejar é a construção de teorias, que provavelmente não serão tão gerais quanto ele gostaria que fosse. O verdadeiro nas ciências sociais pode ser apenas um verdadeiro relativo e provisório.

Leia Também Sobre:

  • O pai do Idealismo
  • Corrente teológica
  • Representantes das correntes Antropológicas e suas ideais
  • O que é Filosofia política, sua etimologia
  • Idealismo ético do Fichte
  • Corrente racionalista ou o racionalismo e seus representantes
  • Empirismo radical do David Hume
  • Conceito e objeto de estudo da estética
  • Diferença entre Filosofia analítica e a Filosofia tradicional
  • Filosofia Analítica segundo Wittgenstein
  • Fatos Sociais em segundo Emile Durkheim
ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Biografia de Sócrates
Filosofia

Da reflexão sobre a Natureza ao estudo das questões humanas

Julho 17, 2021
Evolução histórica da ética (ética tradicional, antiga, medieval e moderna)
Filosofia

Evolução histórica da ética (ética tradicional, antiga, medieval e moderna)

Abril 30, 2021
Filosofia

Atitude filosófica e a demanda da verdade

Abril 28, 2021
Filosofia

Natureza das questões filosóficas

Abril 28, 2021
Next Post

Fatos Sociais em segundo Emile Durkheim

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR