Muitas vezes podemos adivinhar que seja a expressão de um impulso emocional específico, como por exemplo, negação intensa (sacudir a cabeça), não saber o que fazer (dar de ombros), evitar uma bofetada imaginária, afastar-se de algo nojento.
Os tiques podem ser acompanhados de grunhidos, latidos e da enunciação de palavras obscenas (a doença de Gilles de La Tourette). Muitas vezes os tiques são sintomas de uma doença cerebral e em outros casos são provavelmente expressão de uma tensão emocional que tem causas psíquicas”.
Atenção as NEE comportamentais no contexto familiar e comunitário
A forma como os pais interagem e educam seus filhos é crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados ou de comportamentos considerados, pelos pais e/ou professores, como inadequados, os quais são entendidos como “déficits ou excedentes comportamentais que prejudicam a interacção da criança com pares e adultos de sua convivência”.
Segundo Silva (2000), é possível identificar muitos determinantes para problemas de comportamento. Este autor aponta para a existência de uma ligação entre práticas educativas e comportamento anti-social dos filhos, à medida que as famílias estimulam estes comportamentos por meio de disciplina inconsistente, pouca interacção positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das actividades da criança.
Esses pais de crianças com NEE de comportamento sentem-se muitas vezes, impotentes, desanimados, sem saber o que fazer. Os métodos de disciplina normalmente empregues, tais como a argumentação, os castigos ou a repreensão não funcionam com estas crianças. Frustrados, por vezes, recorrem a métodos mais desesperados, como bater ou gritar, mesmo sabendo que tais comportamentos são pouco adequados e não resolvem nada. Resultado: acabam por manifestar um sentimento de culpa que em nada contribui para o bem-estar da criança.
As famílias que lidam com crianças que sofrem de hiperactividade, tal como acontece com as famílias que cuidam de crianças com doenças crónicas (por exemplo, paralisia cerebral ou autismo) manifestam, frequentemente, maiores níveis de frustração e problemas conjugais. Além de que as despesas com os tratamentos destas crianças podem representar um fardo pesado para muitas famílias.
Atenção as NNE comportamentais no contexto escolar
Desde o momento em que se introduz a Inclusão escolar, submete-se a um desafio de incluir os alunos com algumas dificuldades de aprendizagem, tratando-se de Comportamento, o professor encontra-se num desafio de saber assim como entender a forma de incluir estes alunos no ensino, dando-lhes mais atenção e acompanhamento.
Leia Também Sobre:
- Hiperatividade: Causas, Características/ Sinais de alerta de Hiperatividade
- Disgrafia: O que é? Características e Intervenção
- Dislexia: O que é? Características e sua classificação
- Pensamento Económico na idade Média
- Aula como forma de organização do Processo de Ensino e Aprendizagem
- Categorias Pedagógica
- Desafios da Educação em Moçambique
- Didáctica das ciências sociais: O que são? Objeto, Ciências Sociais e a Educação
- Conceito de Manuais e suas funções
- Currículo Local e os Métodos do Ensino
- Planificação escolar em ciências sociais: Conceito, Tipos, elementos, objetivos
- Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em ciências sociais
- Características da Aprendizagem