Conteúdos
1-Ecologia ambiental
Esta primeira vertente se preocupa com o meio ambiente, para que não sofra excessiva desfiguração, com qualidade de vida e com a preservação das espécies em extinção. Ela vê a natureza fora do ser humano e da sociedade. Procura tecnologias novas, menos poluentes, privilegiando soluções técnicas. Ela é importante porque procura corrigir os excessos da voracidade do projecto industrialista mundial, que implica sempre custos ecológicos altos.
Se não cuidarmos do planeta como um todo, podemos submetê-lo a graves riscos de destruição de partes da biosfera e, no seu termo, inviabilizar a própria vida no planeta.
A ecologia social não quer apenas o meio ambiente. Quer o ambiente inteiro. Insere o ser humano e a sociedade dentro da natureza. Preocupa-se não apenas com o embelezamento da cidade, com melhores avenidas, com praças ou praias mais atractivas. Mas prioriza o saneamento básico, uma boa rede escolar e um serviço de saúde decente. A injustiça social significa uma violência contra o ser mais complexo e singular da criação que é o ser humano, homem e mulher. Ele é parte e parcela da natureza.
A ecologia social propugna por um desenvolvimento sustentável. É aquele em que se atende às carências básicas dos seres humanos hoje sem sacrificar o capital natural da Terra e se considera também as necessidades das gerações futuras que têm direito à sua satisfação e de herdarem uma Terra habitável com relações humanas minimamente justas.
3-Ecologia mental
A ecologia mental, chamada também de ecologia profunda, sustenta que as causas do défice da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que actualmente temos. Mas também no tipo de mentalidade que vigora, cujas raízes alcançam épocas anteriores à nossa história moderna, incluindo a profundidade da vida psíquica humana consciente e inconsciente, pessoal e arquetípica.
O antropocentrismo considera o ser humano rei/rainha do universo. Pensa que os demais seres só têm sentido quando ordenados ao ser humano; eles estão aí disponíveis ao seu bel-prazer. Esta estrutura quebra com a lei mais universal do universo: a solidariedade cósmica. Todos os seres são interdependentes e vivem dentro de uma teia intrincadíssima de relações. Todos são importantes.
Não há isso de alguém ser rei/rainha e considerar-se independente sem precisar dos demais. A moderna cosmologia nos ensina que tudo tem a ver com tudo em todos os momentos e em todas as circunstâncias. O ser humano esquece esta realidade. Afasta-se e se coloca sobre as coisas em vez de sentir-se junto e com elas, numa imensa comunidade planetária e cósmica. Importa recuperarmos atitudes de respeito e veneração para com a Terra.
Isso somente se consegue se antes for resgatada a dimensão do feminino no homem e na mulher. Pelo feminino o ser humano se abre ao cuidado, se sensibiliza pela profundidade misteriosa da vida e recupera sua capacidade de maravilhamento.
4-Ecologia integral
a ecologia integral parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles vêem a Terra de fora da Terra
Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora.
Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem que o inteiro universo se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em génese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também connosco mesmo, pois nós, humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.
Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/relação de tudo com tudo. As quatro interacções existentes, a gravitacional, a electromagnética e a nuclear fraca e forte, constituem os princípios directores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos.
Comentários
Ecologia pode ser definida como a parte da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele. Assim sendo segundo Boff a ligação destas quatro ecologias descritas em sua obra, ajudariam a sair do poço em que a humanidade de se encontra, Ora vejamos segundo Boff Se não cuidarmos do planeta como um todo, podemos submetê-lo a graves riscos de destruição de partes da biosfera e, no seu termo, inviabilizar a própria vida no planeta;A ecologia social propugna por um desenvolvimento sustentável;
A ecologia mental, sustenta que as causas do défice da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que actualmente temos. Mas também no tipo de mentalidade que vigora e o ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. Assim observa-se o conjunto destas ecologias a regular a ambição e vaidade humana e completar-se na sua plenitude para alcançar o bem-estar comum nãosó dos Humanidade como da terra, e os outros seres.
Como disse Mujica o que uns chamam de crise ecológica é a consequência da ambição humana, este é o nosso triunfo e nossa derrota
Não deixa de ler:
- Uma ecologia integral (carta encíclica de Laudato SI
- A etologia dos animais domésticos
- Estrutura Primaria e Secundaria da Raiz
- Pastos e forragem
- Sexo e Comportamento humano
- Interacções ecológicas (competição, conflito e cooperação)
- Evolução dos Comportamentos do meio ambiente
- Reino Monera
- Evidências de Evolução
- Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique
Referencia Bibliográfica
BOFF Leonardo; as quatro ecologias: Ambiental,politica e Social, Mental e Integral
www.pensador.com/frases_de_ecologia/ acessado no dia 30.10.2017