A aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Neste capítulo, o professor Libâneo explica o conjunto de meios e condições necessárias para realizarmos um conjunto de aulas, estruturando sua relação entre tipos de aulas e métodos de ensino.
Conteúdos
Características gerais da aula
Abaixo, o autor determina algumas exigências a serem seguidas nas aulas:
- Ampliação do nível cultural e científico dos alunos.
- Seleção e organização das atividades para prover um ensino criativo e independente.
- Empenho na formação dos métodos e hábitos de estudo.
- Formação de hábitos, atitudes e convicções ligadas à vida prática dos alunos.
- Valorização da sala de aula como meio educativo.
- Formação do espírito de coletividade, solidariedade e ajuda mútua sem esquecer o individual.
Estruturação didática da aula
A estruturação da aula deve ser indicada por etapas, planejadas e organizadas para favorecer o ensino e aprendizagem. Portanto, é importante no planejamento da aula que este processo seja criativo e flexível por parte do professor. Estes passos ou etapas didáticas da aula são os seguintes:
- Preparação e introdução da matéria – visa criar as condições de estudo, motivacionais e de atenção.
- Tratamento didático da matéria nova – se os passos do ensino não são mais que funções didáticas, este tratamento já esta sendo feito. Tem-se que entender que a assimilação da matéria nova é um processo de interligação entre percepção ativa, compreensão e reflexão, sendo o processo de transmissão-assimilação a base metodológica para o tratamento didático da matéria nova.
- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades – este é um importante momento de ensino e muitas vezes menosprezado ou diminuído na escola. A consolidação pode acontecer em qualquer etapa do processo didático, podendo ser reprodutiva, de generalização e criativa.
- A aplicação – esta fase é a culminância do processo de ensino. Seu objetivo é estabelecer vínculos entre os conhecimentos e a vida.
- Controle e avaliação dos resultados escolares – esta função percorre todas as etapas de ensino, cumprindo três funções: a pedagógica, diagnóstica e de controle. A integração destas funções dá à avaliação um caráter mais geral e não isolado.
Tipos de aulas e métodos de ensino
Neste estudo, o autor coloca que, na concepção de ensino, as tarefas docentes visam a organização e assimilação ativa. Isto significa que as aulas podem ser preparadas em correspondência com os passos do processo de ensino. Neste sentido, pode-se ter aulas de preparação e introdução, início de uma unidade, aula de tratamento sistematizado da matéria nova, consolidação, verificação da aprendizagem. Conforme o tipo de aula escolhe-se o método de ensino.
A tarefa de casa
Esta tarefa é um importante complemento das atividades didáticas de sala de aula. O autor considera que esta tarefa cumpre também uma função social integrando a família às atividades escolares, integrando os pais aos professores. Estas tarefas não devem ser apenas exercícios, devem ser também preparatórias ou de aprofundamento da matéria.
Leia Também Sobre:
- Educação em Moçambique antes e depois da independência
- Relação Professor-Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem
- Etapas de uma Aula
- Papel do Educador
- Classificação dos Métodos de Ensino segundo Piletti
- Classificação dos Métodos de Ensino segundo Libânio
- Ética de Responsabilidade Social das Organizações Educativas
- Avaliação Escolar: características e procedimentos
- Planeamento Escolar: importância, Requisitos seus planos
- Processo de Ensino na Escola
- Educação como processo de humanização em Paulo Freire
Gostei muito da aula