
Introdução
Janet nasceu em 1934 na cidade de Illinois (EUA) e foi criada em uma família americana de classe média alta. Em 1951, aos 17 anos, ela participou de um acampamento religioso em Geneva, Wisconsin, onde conheceu Eduardo Mondlane, de 31 anos, que estava fazendo um discurso sobre o futuro da África.
Janet Rae Johnson Mondlane e o seu marido, Eduardo Chivambo Mondlane, foram os fundadores da FRELIMO e ajudaram a organizar a luta de libertação de Moçambique dos colonialistas portugueses.
Perfil académico e vida pessoal
Em 1956, cinco anos depois, eles se casaram depois que ela recebeu o bacharelado e ele o mestrado. Na época do casamento, Janet tinha 22 anos e Eduardo 36. Posteriormente, eles tiveram três filhos, Eduardo Jr., Chude e Nyeleti.
Em 1963, Janet e Eduardo mudaram-se com a família para Dar es Salaam , na Tanzânia, a fim de organizar as facções de libertação que lutavam contra os portugueses em Moçambique . Juntos ajudaram a formar a Frelimo, e Janet era a directora do Instituto de Moçambique, o ramo não militar da Frelimo. O Instituto organizou cuidados de saúde e ensino secundário e angariou fundos para bolsas de estudo no estrangeiro para moçambicanos.
Após a independência em 1975, ocupou cargos dentro do governo moçambicano e foi secretária geral do Conselho Nacional de SIDA de 2000 a 2003. Ela estabeleceu a Fundação Eduardo Chivambo Mondlane em 1996.
Em 2011 recebeu o doutoramento honorário em Ciências da Educação pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique.
Leia outras Biografias!