Conteúdos
Biografia
Nyeleti Brooke Mondlane é uma política moçambicana, vice-ministra das Relações Exteriores. Foi vice-ministra das Relações Exteriores no gabinete de Nyusi de 2015 a 2017 e é ministra da juventude e do desporto do país desde Novembro de 2017. É filha do primeiro presidente da FRELIMO, Eduardo Mondlane.
Infância e Juventude
Nyeleti Brooke Mondlane nasceu em 17 de Janeiro de 1962 nos Estados Unidos, filha de Janet e Eduardo Mondlane. O pai dela, Eduardo Mondlane, estava a estudar nos EUA, onde conheceu a sua esposa. Além de Nyeleti Mondlane, os dois também tiveram dois filhos mais velhos Eduardo Jr. e Jennifer Chude.
Pouco depois do seu nascimento, a família mudou-se para Dar es Salaam (Tanzânia ), onde se instalou a Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO, fundada em 1962. Eduardo Mondlane, foi eleito o primeiro líder do movimento de libertação. A sua mãe, Janet Mondlane, assumiu a direcção do Instituto de Moçambique, uma espécie de centro de formação da FRELIMO.
De Dar-es-Salam para Maputo
Nyelete Mondlane passou um tempo na capital da Tanzânia até que seu pai foi morto por uma carta-bomba em 1969, quando ela tinha sete anos. A liderança da FRELIMO decidiu então enviar a família para o mato da Tanzânia, para o acampamento da FRELIMO em Bagamoyo , porque a família lá estava mais segura. A família viveu lá até Moçambique ganhar a independência em 1975. O recém-eleito presidente da FRELIMO, Samora Machel , viajou com os Mondlanes para Maputo para assumir o poder no país independente. Nyeleti Mondlane testemunhou a proclamação da independência no estádio nacional da Machava .
Perfil Académico
Enquanto a mãe de Nyeleti Mondlane assumia funções no governo do jovem estado, Nyeleti Mondlane completou seus estudos. Ela então estudou antropologia na Universidade de Manchester . No entanto, ela logo voltou a Moçambique para se tornar politicamente ativa para a FRELIMO. Paralelamente ao seu compromisso político, ela também trabalhou como antropóloga para as ferrovias estaduais.
Carreira política
Após a introdução do sistema multipartidário, a FRELIMO Nyeleti Mondlane para as eleições parlamentares de 1994 , ganhou um mandato na Assembleia da República de Moçambique sobre a lista da província da Zambézia. A partir de então, Nyeleti Mondlane foi sempre membro do parlamento e foi reeleito nas eleições de 1999, 2004, 2009 e 2014. Fez campanha, entre outras coisas, por mais direitos das mulheres no parlamento. Fez parte do chamado “Gabinete de Mulher”, associação de várias mulheres deputadas. Durante vários anos foi (e é) membro do Comité Central da FRELIMO.
Filipe Nyusi a nomeou para o seu novo gabinete assumindo o cargo de vice-ministra das Relações Exteriores. É casado e tem três filhos.