As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos ambientes.
Você já sabe que para classificar, ou seja, organizar diversos objectos ou seres em diferentes grupos, é preciso determinar os critérios através dos quais identificaremos as semelhanças e as diferenças entre eles.
Vamos ver agora como as plantas podem ser classificadas.
O reino das plantas é constituído de organismospluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
É necessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino.
Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes:
A característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
Ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, “planta que tem estrutura reprodutiva escondida”. Ou seja, sem semente.
Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, “planta que tem a estrutura reprodutiva visível”. São plantas que possuem semente.
Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra significa, portanto, “planta com semente a descoberto” ou “semente nua”.
Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) esperma, semente. A palavra significa, “planta com semente guardada no interior do fruto”.
Leia Também Sobre:
- Vírus: Conceito, Tipos e Características
- Alimentação dos seres heterótrofos (Fotossíntese)
- Necessidades básicas dos seres vivos
- Vantagens do tubo digestivo completo
- Relação entre a complexidade dos animais e estrutura dos sistemas digestivos
- Quimiossíntese, suas fases e Exemplos
- Daltonismo: Conceito, Tipos, Causas, Fatores, Sintomas, Prevenção e Tratamento
- Metabolismo: O que é? Vias metabólicas, Funções, Fases e Diferença entre as fases
- Evidências de Evolução
- Deficiência do Cálcio: O que é? Causas, Sintomas e Tratamento
- Assédio sexual: O que é? Nas Escolas e formas de prevenção
- Briófitas: O que são? Estrutura e Reprodução dos Briófitas