Conteúdos
Hiperactividade
A perturbação por défice de atenção e hiperactividade ou ADHD, é um dos problemas psicológicos mais frequentes nas crianças.
O problema é normalmente detectado quando a criança começa a frequentar a escola, já que os sintomas de que se faz acompanhar (actividade motora excessiva, comportamento impulsivo e problemas de atenção) podem constituir um sério obstáculo à aprendizagem.
Características/ Sinais de alerta de Hiperactividade
Para LOPES (1994), existem alguns comportamentos mais verificados na hiperactividade:
Problemas de atenção
As crianças hiperactivas têm dificuldade em concentrar-se numa só coisa e aborrecem-se ao fim de alguns minutos à volta de uma só tarefa. Podem até prestar atenção a actividades e coisas do seu agrado. Mas quando se trata de organizar, estar atentas a uma tarefa ou aprender algo de novo, manifestam uma grande dificuldade, distraindo-se facilmente com qualquer estímulo exterior.
Actividade motora excessiva
As crianças hiperactivas não param quietas e, frequentemente, falam demasiado. Não conseguem manter-se sentadas calmamente: estão constantemente a mexer ruidosamente nas canetas ou a abanar os pés. Muitas vezes, passam o tempo a saltar impacientemente de actividade em actividade.
Comportamento impulsivo
As crianças impulsivas mostram-se, frequentemente, incapazes de controlar as suas reacções ou pensamentos antes de agir. Consequentemente fazem comentários pouco adequados ou respondem a questões antes mesmo de estas serem completadas. A impulsividade faz com que a espera por algo que anseiam ou pela sua vez se torne insustentável. As crianças hiperactivas podem intrometer-se nas actividades das outras ou perturbar as suas brincadeiras.
Causas da hiperactividade
Para VASQUEZ (1997), as causas que conduzem à Hiperactividade são muito variadas e, provavelmente, dependentes de factores diversificados, sendo difícil na maioria dos casos determinar uma etiologia precisa, já que também não é detectável nenhum dano cerebral como acontece noutras perturbações mentais.
Factores pré-natais, como o uso de álcool e drogas durante a gravidez ou complicações intra-uterinas, e péri-natais, como traumatismos crânio encefálicos e anóxia, são também considerados responsáveis por mudanças estruturais e funcionais do cérebro. Para além de provocarem perturbações específicas, estas disfunções cerebrais interferem no desenvolvimento global da criança.
Leia Também Sobre:
- Sinais de alerta de Síndrome de Tourette ou Tiques
- Disgrafia: O que é? Características e Intervenção
- Dislexia: O que é? Características e sua classificação
- Pensamento Económico na idade Média
- Aula como forma de organização do Processo de Ensino e Aprendizagem
- Categorias Pedagógica
- Desafios da Educação em Moçambique
- Didáctica das ciências sociais: O que são? Objeto, Ciências Sociais e a Educação
- Conceito de Manuais e suas funções
- Currículo Local e os Métodos do Ensino
- Planificação escolar em ciências sociais: Conceito, Tipos, elementos, objetivos
- Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em ciências sociais
- Características da Aprendizagem