Conteúdos
Introdução
A exploração petrolífera tem vindo a aumentar de forma progressiva, visto que a demanda pela energia tem vindo a aumentar, uma vez que são produzidos mais meios que facilitem de alguma forma a vida das populações, e as necessidades por mais recursos e maior, a indústria petrolífera por ser uma das maiores fontes de energia no mundo e uma das mais usadas, vem sendo concorrida no sentido de responder as necessidades da sociedade.
Uma vez que e tarefa do geólogo prospectar e pesquisar áreas de possíveis ocorrências do petróleo para que posteriormente se efectue a sua extracção, mecanismos devem ser criadas para que o recurso seja extraído da melhor forma e sem envolver maiores custos de investimentos. A actividade petrolífera, envolve diversas técnicas e mecanismos para a extracção do petróleo.
A poluição tem diversas consequências negativas para o meio ambiente. Tais consequências podem ser de carácter sanitário, ecológico, social ou económico, é neste sentido que o presente trabalho irá abordar sobre os impactos ambientais causados pela exploração do petróleo offshore (no mar).
Prospecção e pesquisa do petróleo em Offshore (no mar)
A pesquisa e um conjunto de actividades coordenadas, necessários para a descoberta de um jazigo, sua avaliação e determinação da sua viabilidade económica, e compreende trabalhos de prospecção e exploração.
A prospecção, tem como objectivo a descoberta de uma ocorrência mineral que pode ser alvo de aproveitamento pelo homem e visa o conhecimento global do corpo mineralizado.
A exploração é composta por actividades que visam o conhecimento detalhado do corpo mineralizado.
Com a revolução industrial, a geração de resíduos sólidos tornou-se num problema que acompanha a humanidade no seu desenvolvimento ao longo dos séculos, comprometendo a qualidade de vida das comunidades. Os avanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de consumo e o aumento da produção industrial, fechando um ciclo, que tem como consequência a degradação ambiental. No entanto, a busca pelo crescimento económico de forma desenfreada, só fez com que as questões ambientais viessem à tona nas últimas décadas.
A importância do petróleo em nossa sociedade, tal como esta actualmente organizada, é extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade, mas também os seus derivados são a matéria-prima para a manufactura de inúmeros bens de consumo e deste modo têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas.
Veja: Importância dos minerais industriais para a Humanidade
Impactos Ambientais e Principais Incidentes na Área Marítima
A essa categoria estão agregadas percepções relacionadas à:
- risco de acidentes e derramamento de óleo;
- vazamentos;
- catástrofes; desastre ecológico;
- poluição ambiental;
- degradação ambiental;
- desamamento;
- impactos sobre ecossistemas marinhos e terrestres; potencial poluidor de praias, de costões rochosos, de manguezais, de águas oceânicas, das águas, dos rios;
- poluição do ar;
- estresse ambiental;
- alteração dos ecossistemas vizinhos;
- mudanças no ecossistema marinho/ costeiro;
- super exploração de recursos naturais;
- impactos na colocação de ductos;
- pesquisas sísmicas;
- riscos de vida;
- introdução de espécies exóticas;
- extinção de espécies;
- destruição da fauna aquática em caso de derramamento de óleo;
- esgotamento de jazidas;
- consumo e captação desordenada de água;
- lançamento de resíduos;
- aumento do esgoto;
- mananciais aterrados;
- pressão sobre o ambiente natural e sobre outros recursos naturais.
Avaliação moral dos impactos
A poluição hídrica tem diversas consequências negativas para o meio ambiente. Estas consequências podem ser de carácter sanitário, ecológico, social ou económico, a saber:
- Prejuízos ao abastecimento humano, tornando-se veículo de doenças;
- Prejuízos a outros usos da água, tais como: industrial, irrigação, pesca, recreação, etc.;
- Agravamento dos problemas de escassez de água de boa qualidade;
- Elevação do custo do tratamento da água, reflectindo-se no preço a ser pago pela população;
- Assoreamento dos mananciais, resultando em diminuição da oferta de água e em inundações;
- Desvalorização de propriedades marginais;
- Prejuízos aos peixes e a outros organismos aquáticos, desequilíbrios ecológicos;
- Proliferação excessiva de vegetação aquática e de algas, com suas consequências negativas;
- Degradação da paisagem;
- Impactos sobre a qualidade de vida da população; (MARIANO, 2007);
Possíveis Soluções
- Evitar as pesquisas sísmicas nas zonas pouco profundas e vulneráveis como as Áreas Marinhas Protegidas, zonas de Mangal, estuários, os campos marinhos assim como também em todas as outras zonas conhecidas igualmente como berçário;
- As pesquisas sísmicas durante o período de migração das espécies importantes ou na presença dos cetáceos;
- Designar uma zona de exclusão de um raio de pelo menos 500 metros ao redor da plataforma para todo o tráfico marítimo exterior;
- Impor um seguro de responsabilidade suficiente para os derrames e as marés negras ou todo outro tipo de poluição do ambiente marinha causadas pelas Plataformas, as operações dos terminais ou as actividades de perfuração e extracção (limpeza, indemnização, etc.).
- Impor um regime zero de rejeição, nomeadamente para as água produzidas que poderiam ter um impacto sobre as zonas vulneráveis previamente mencionadas;
Segundo Rios (1995), os principais tipos de poluição são causados directamente pelo uso, em grande escala, da energia exossomática, como, por exemplo, o petróleo. De acordo com o autor, os ecossistemas tendem ao aumento de diversidade e à redução da taxa de renovação, ou seja, tendem a funcionar da forma mais lenta possível.
O homem, ao tomar posse de uma enorme quantidade de energia e ao fazer uso desta em larga escala – lembrando que o petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo – força os ecossistemas a inverter sua tendência natural, acelerando suas taxas de renovação. Ao acelerar o funcionamento desses sistemas se provoca, inevitavelmente, a destruição da diversidade, aumentando a entropia e alterando em alta velocidade os ciclos biogeoquímicos de vida no planeta.
Leia Também Sobre:
- Exploração de Petróleo
- Petróleo Bruto
- Hidróxidos
- Modelos de variogramas e sua classificação
- A crise económica dos anos 80 em África
- Conflito Israel-árabe:
- Cooperação entre os Estados Africanos com o Mundo
- Classificação dos recursos naturais
- Evolução das Teorias das Relações Internacionais
MARIANO, Jaqueline; Proposta de metodologia de avaliação integrada de riscos e impactos ambientais para estudos de avaliação ambiental estratégica do sector de petróleo e gás natural em áreas offshore. Rio de Janeiro, 2007.
MARGALEF, R. Teoria de los sistemas ecológicos. Ediciones Universitat Barcelona 290p; 1993.
SILVA, Juliana Marsico; Impactos Ambientais da Exploração e Produção de Petróleo na Bacia de Campos, RJ. Rio de Janeiro, 2008.