Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home N.E.E

Necessidades Educativas Especiais de Linguagem

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 13, 2021
in N.E.E
0 0
0

São crianças que tem dificuldades de produção, recepção, produção e compreensão de mensagens. Deixa a criança complexada/insegura, tendo vergonha de se exprimir em público ou relacionar com os outros com medo de ser julgado negativamente.

Conteúdos

Perturbação de linguagem

Uma perturbação da linguagem é definida por dificuldade ou desvio no desenvolvimento da compreensão ou da produção de um sistema simbólico (falado, escrito ou outro). A perturbação poderá evolver a forma da linguagem (fonologia, morfologia e sintaxe).

Diz respeito a uma aquisição da compreensão ou expressão da linguagem falada ou escrita diferente do tipicamente observado, com ausência de outras alterações ou condições que a justifiquem Considera-se que algumas crianças com esta perturbação podem também ter dificuldades subtis ao nível da cognição, da percepção auditiva, memória e sequenciação Pode afectar todos, um ou alguns dos componentes fonológicos, morfológico, semântico, sintáctico ou pragmático do sistema linguístico.

A NEE de linguagem originam em dois aspectos:

·         Ambiental: é aquela que é interropido pelo acidendes ou traumas.

·         Genética: é aquela é afectado desde a nascença.

·         Progenitores: durante o processo de parto, a mãe quando fica cansada e com dor, pode acidentalmente apertar a cabeça da criança prejudicando deste modo o desenvolvimento na articulacao das palavras da criança. Pode também os problemas na criança estar associadas ao consumo de bebidas alcoolicas, tabaco em esccenso.

Características

Recorrência de processos fonológicos, vocabulário abaixo do esperado para a idade e pouca iniciativa comunicativa. Esta perturbação dificulta a comunicação, pois, tipicamente, estas crianças apresentam muitas dificuldades na aquisição de novos conceitos, na expressão de desejos, sentimentos e opiniões que vão influenciar todos os processos comunicativos em que participa. Consequentemente, a forma como estas crianças se relacionam com o meio (familiar, social,   escolar)

Sinais de alerta

Os pais são quem melhor pode detectar problemas na fala ou linguagem; mas para isso têm de estar atentos aos sinais de alarme, que são os seguintes:

1º Ano de vida: falta de reacção ao som e à voz humana; aos 8 meses não palra ou vocaliza monotonamente.

2 Anos: não identifica partes do corpo, pessoas familiares e objectos; não cumpre ordens verbais; não junta duas palavras.

3 Anos: omite ou troca sílabas; não faz frases simples; não faz perguntas; não usa o “eu”; não cumpre ordens verbais na íntegra; não tem interesse pelo outro e não interage.

5 Anos: Defeitos na articulação das palavras; faz frases com estrutura gramatical alterada; não descreve histórias ou actividades do dia-a-dia; foge ao tópico da conversa; dificuldades de evocação/nomeação, em qualquer idade, regressão das competências da linguagem previamente adquiridas.

Classificação ou sob tipos de perturbação de linguagem

Brandi, classificam as Perturbações Específicas da Linguagem em 4 subtipos: PEL-sintático, PEL-fonológico, PEL-lexical e PEL-pragmático. Esta classificação exige uma avaliação muito minuciosa da linguagem com testes específicos para cada domínio linguístico, permitindo caracterizar a perturbação, com a referência ao critério o que permite encontrar um perfil de linguagem que vai ajudar no planeamento da intervenção.

Ausência da linguagem verbal

Santo, diz que a criança não apresenta ter linguagem receptiva ou linguagem expressiva espontâneo aos três anos:

  • A perda audição congénita ou adquirida precocemente
  • Perturbação do desenvolvimento, deficiência mental
  • Problemas emocionais

A linguagem verbal, é composta por dois tipos de linguagem, a linguagem oral e a linguagem Escrita. A linguagem verbal auxilia na representação de conceitos e na comunicação humana. Conta com três componentes fundamentais, a forma que visa combinar os vários sons com a Sintaxe; o conteúdo que visa garantir a validade do que é discursado; e por último a pragmática, que preocupa-se com que a linguagem seja adequada às circunstâncias sociais e se enquadre num contexto geral.

 estamos a dizer.

Linguagem qualitativa diferente

A criança apresenta uma linguagem diferente dos seus parentes sem necessidades especiais, em qualquer estádio de desenvolvimento por vezes, o significado da comunicação não existe ou este fechado:

  • Problemas emocionais graves
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Deficiência mental, pertubacoes de desenvolvimento
  • Perda auditiva

Atraso do desenvolvimento da linguagem

O termo atraso no desenvolvimento da linguagem é um termo genérico para englobar os atrasos na aquisição e/ou de desenvolvimento da linguagem, sem que existam sintomas de défice intelectual, sensorial ou moto. o atraso da linguagem ou da fala constitui um dos principais motivos de envio a consultas de desenvolvimento e terapia da fala. A preocupação dos pais acerca da aquisição da linguagem pelos seus filhos, deve ser sempretomada em consideração de forma séria e motivar uma avaliação adequada do seu nível funcional.

Interrupção do desenvolvimento da linguagem

O desenvolvimento da linguagem decorre normalmente mais poderá ser interrompido por motivos de doença, acidente ou qualquer trauma, poderá ser adquirida uma perturbação da linguagem:

  • A perda auditiva adiquirida
  • Lesões cerebrais
  • Traumatismo craniano ou infecções

Alteração d7  a voz

A voz é uma das extensões e expressões mais fortes da nossa personalidade, revela aquilo que somos, elementos de natureza biológica, sócio-educacional e psicológica, sendo o meio essencial de comunicação interpessoal. A voz é alterada no decorrer do dia, dependendo do contexto da mensagem, do estado emocional e de acordo com o contexto da comunicação, sobretudo no que diz respeito aos nossos interlocutores

Dizemos que a pessoa está com disfonia quando ocorre uma alteração na voz, e a afonia é a perda total da voz.

Afonia é perda total ou parcial da voz por causa da dificuldade em usar as cordas vocais. Situação que compromete a capacidade de produzir fonte oral e multivariada vem em graus diferentes para alcançar a total impossibilidade de produzir sons utilizando os órgãos da fala. Situação que compromete a capacidade de produzir fonte oral e multivariada vem em graus diferentes para alcançar a total impossibilidade de produzir sons utilizando os órgãos da fala.

Áreas de fácil perturbação de linguagem

Poderá intervir em áreas diversas como perturbações da linguagem e/ou fala, alterações da comunicação pré-verbal, da sensibilidade e motricidade oro facial, perturbações da deglutição…

Perturbações da linguagem

Perturbações da Leitura e Escrita (Dislexia, Disortografia):

  • Perturbações da Linguagem (Atraso de Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações Especificas da Linguagem, Afasia);
  • Perturbações da Interacção e Comunicação;
  • Perturbações da Fala (disartria, perturbações articulatórias, disfonias, laringectomias e gaguez);
  • Alterações da Motricidade e Sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos) e
  • Perturbações da Alimentação (alteração da deglutição, disfagias).

O terapeuta da fala (TF) contribuirá para identificar, avaliar e intervir nas alterações da comunicação, linguagem e fala muito específicas desta perturbação; reeducar as alterações da fala, aplicando métodos e técnicas específicas; definir e implementar estratégias de intervenção na comunicação, e, definir qual o meio aumentativo e alternativo da comunicação

Forma de linguagem

A aprendizagem das formas da linguagem ou categorias formais da linguagem inclui aprendizagem da fonologia, da morfologia e da sintaxe. Da fonologia, trata-se de aprender os aspectos segmentais, tais como os fonemas e as sílabas, e os suprassegmentais, como a entonação, o acento, a pausa.

 A aprendizagem da morfologia inclui o “léxico”, seja de substantivos ou relacional, seja de palavras de conteúdo, como os verbos, advérbios e nomes, ou seja, de palavras funcionais, como as preposições, conjunções, verbos auxiliares, artigos, pronomes pessoais, reflexivos, indefinidos, demonstrativos, interrogativos ou relativos, e a “inflexão” exemplificada nos sufixos dos verbos, dos nomes e dos adjetivos.

Esses três aspectos formais da linguagem, a fonologia, a morfologia e a sintaxe, deverão integrar-se e conjugar-se para produção de formas particulares, ou seja, “o que a criança diz”. A criança tem que aprender a “ouvir” as regularidades, reconhecê-las e reproduzi-las, tem que “extrair” os aspectos semânticos e consistentes das formas da linguagem, apesar de que possa haver infinitas formas de emitir.

Morfologia diz respeito ao estudo das estruturas interna das palavras e modo como essa estrutura reflecte as relações entre as palavras, associadas de um modo particular ou seja, análise das formas e as palavras de uma determina de língua pode assumir.

A fonologia e o estudo da organização dos sistemas de sons das línguas e tem como unidades mínimas os fonemas.

Sintaxe ocupa se das propriedades das combinações de palavras e da estruturas frásica.

Como intervir no processo de ensino e aprendizagem (PEA)

A intervenção no desenvolvimento de competências sociais e de comunicação no processo de ensino e aprendizagem surge como uma das áreas de maior relevância para suprir as dificuldades do indivíduo com Perturbação do Espectro do Autismo. A dificuldade em interpretar estímulos sociais, em dar início a interações sociais, em responder às mesmas reciprocamente e em compreender o comportamento não verbal, pode ser experiências desconcertantes para estes indivíduos, e procuram proporcionar a actualização de conhecimentos por parte de todos os intervenientes no quotidiano destas crianças e jovens, privilegiando uma aproximação à componente prática da intervenção nas PEA.

Leia Também Sobre:

  • Objectivos da Educação em Moçambique Pós-independência
  • Educação em Moçambique depois da Independência
  • A Educação em Moçambique no Tempo Colonial
  • Os 4 A’s aplicados às instituições de Ensino
  • Escola como uma Organização
  • Meios de ensino
  • Novas correntes psicopedagógicas
  • Influência da Educação no agregado Familiar
  • Objetivos de Ensino
  • Planificação do processo de Ensino e Aprendizagem

Bibliografia

Baratella, André. Música e Musicoterapia – Uma Linguagem da Alma. Bragança Paulista: Empório do Livro.2008.

BEHLAU, Pontes. Avaliação e tratamento das disfonias. São Paulo: Lovise, 1995.BRANDI, Moisés Paulo. Educação da voz falada 1. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1984. LUCION, C. S. IV Simpósio Internacional VII Fórum Nacional de Educação. 2010.SANTOS, Anabela cruz. Problemas de comunicação em alunos com necessidades especial: o contributo para sua compreensão. Lisboa: editorial caminho, 1997.TELES, Paula. Diversidades-Paradigmas da Diferença. Pensar II. 2006.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Síndrome de Down: causas, características dos portadores e cura
N.E.E

Necessidades educativas especiais do tipo síndrome de Down

Março 23, 2022
N.E.E

Alunos superdotados

Março 25, 2021
N.E.E

Hiperatividade: Causas, Características/ Sinais de alerta de Hiperatividade

Fevereiro 13, 2021
N.E.E

Disgrafia: O que é? Características  e Intervenção

Fevereiro 13, 2021
Next Post

A Educação em Moçambique no Tempo Colonial

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR