A Educação é um fenómeno social e universal, sendo uma actividade humana necessária a existência e funcionamento de todas as sociedades. Ela pode ser compreendida em dois sentidos: Amplo e Restrito.
Em sentido amplo, a Educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples facto de existirem socialmente.
Em sentido restrito, a Educação ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidades explícitas de instrução e ensino mediante uma acção consciente, deliberada e planificada, embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais.
Ainda Libâneo (1994), diz que “Educação é um processo de desenvolvimento unilateral da personalidade envolvendo a formação de qualidades humanas – físicas, morais, intelectuais e estéticas – tendo em vista a orientação da actividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais”.
De acordo com Cipiri (1996), “Educação é a transmissão de usos e tradições culturais afins aos seus descendentes, para servirem de elo de ligação entre o passado e o futuro”.
De um modo geral, poder-se-á dizer que a Educação é um conjunto de acções, processos, estruturas, que intervêm no desenvolvimento de indivíduos e grupos na sua relação activa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.
Leia Também Sobre:
- Educação na Idade Contemporânea
- Educação na Era Primitiva
- Tipos de educação: formal, informal e não formal
- Resumo: Planificação Escolar: conceito, níveis, características, função e sua importância
- Quais são os Ramos da Pedagogia?
- Função cultural da educação
- Educação na Antiguidade Clássica
- Educação na Idade Média
- Educação na Idade Moderna
- Conceito, Objeto e Objetivos da Pedagogia
- Teoria Interacionista de Vygotsky