As PPGs, são actividades curriculares, articuladoras da teoria e pratica que gerantem o contacto experimental com situações psicopedagógicas aconcretas e que contribuem para preparar de forma o gradual o estudante para a vida profissional.
Dias (2010), diz que, as PPGs visam integrar progressivamente o estudo em contexto real de enseno e aprendizagem de certa disciplina.
PPGs – são actividades que fazem parte da componente psicopedagógica e didactica dos cursos de formação de professores da Universidade Pedagogica.
Libâneo (2006), a escola continua sendo uma instância de promoção da auto-reflexão e do desenvolvimento das capacidades intelectuais e operativas, necessária à formação da razão crítica.
Segundo Piletti (2004), a escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existente no seu interior, está a possibilidade da mudança, haja vista as lutas que aí são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.
Leia Também Sobre:
- Teoria de ensino de Bruner
- A teoria cognitivista da aprendizagem de Ausubel
- Característica de um plano de Ensino
- Relação da História Demográfica com outros campos de Saber
- O que são Práticas Pedagógicas Gerais
- Observação como técnica de recolha de dados: Vantagens e Desvantagens
- Aprendizagem e seus tipos
- Metodologias de Ensino
Bibliografia
DIAS, Hildizina Norberto, et al. Manual de Práticas Pedagógicas. 2ª Edição, Maputo, Editor Educar, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica. São Paulo, Editora Cortez, 2006.
PILETTI, Claudino. Didáctica Geral. 21ª. Edição, São Paulo, Ática, 2004.