Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home História

Relação da História Demográfica com outros campos de Saber

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 13, 2021
in História
0 0
0

Conteúdos

Relação com outras Áreas do Saber

Tal como a História Política que essencialmente está vinculada ao conceito de poder, a História Cultural ao de cultura, a História Demográfica tem como conceito central a população. Busca ainda, examinar tudo o que a este factor diz respeito, as migrações de grupos sociais, as variações no quantitativo populacional, ou os perfis populacionais (padrões de vitalidade e mortalidade, estatísticas relacionadas à idade de contracção de matrimónio e outras).

Relação com a História Social

A História Demográfica procura obter os princípios que regulam a dinâmica ou o comportamento das variáveis demográficas no meio social. Entretanto, é necessário que haja uma proporcionalidade directa entre o número dos nascimentos e a economia dessa família.

Relação com a História Política

Relativamente à Ciência Política e Relações Internacionais, a interligação com a Demografia, mais dirigida à mobilidade, toma como base essencial a comparação entre o ritmo de crescimento e as diferenças na estrutura etária dos países desenvolvidos, demograficamente envelhecidos, e os países em via de desenvolvimento, demograficamente jovens. Enquadra-a numa perspectiva e prospectiva mundial, de crescimento da importância relativa de países ou regiões totalmente distintas, cuja tónica de debate surge em torno das questões da segurança internacional, em que a centralidade está, em parte, na análise da imigração. Releva-se nestes últimos aspectos a igual importância de um leque bastante alargado do conhecimento em História, tanto nas suas vertentes políticas e sociais como de cultura civilizacional

O dado demográfico está sempre preso a uma teia complexa: uma variação em um aspecto populacional que pode produzir a necessidade de um grande rearranjo na organização política, nos traços ideológicos e nos bens culturais a serem produzidos pela sociedade.

A História Política relaciona-se com a História Demográfica, na medida em que a primeira estuda os problemas estritamente ligados ao crescimento demográfico seguindo o processo histórico da formação das sociedades e estratégias de reprodução levando em conta o elo vital e político que liga as dinâmicas das estruturas demográficas às transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais.

Relação com a História das Mentalidades

A História das Mentalidades abarca dois aspectos importantes na vida humana que são: os modos de pensar e os modos de sentir.

A História das Mentalidades interessa-se em observar a maneira de pensar e sentir em torno do comportamento das variáveis (natalidade, nupcialidade, mortalidade, mobilidade e migração) no passado da população.

Para concluir, a História das Mentalidades relaciona-se com a História Demográfica, na medida em que a primeira faz um recuo no tempo e a partir de um determinado local, estuda os modos de pensar e de reflectir de uma determinada população, através das suas variáveis demográficas, como: a natalidade, nupcialidade, mortalidade, mobilidade e migração.

Relação com a História Serial

Esta História refere-se ao uso de determinado tipo de fontes homogêneas, do mesmo tipo, referentes a um período coerente com o problema a ser examinado que permitem uma determinada forma de tratamento – a serialização de dados, a identificação de elementos ou ocorrências comuns que permitam a identificação de um padrão e, em contrapartida, uma atenção às diferenças, às vezes graduais, para se medirem as variações.

A História Demográfica em especial de carácter descritivo (na medida em que um historiador colecciona informações sistemáticas a respeito de uma determinada população historicamente localizada, sobre os níveis e tipos de mortalidade desta população), fornece, partir disto, uma base de dados para que se construa a História Serial. Por exemplo: os aspectos relativos à idade média com que costumavam morrer os indivíduos, os tipos de morte mais frequentes e as respectivas causas, os bens que se costumava deixar para herdeiros, os valores monetários que eram despendidos nos enterros, os tipos de destino que tinham seus corpos, a qualidade da madeira empregada nos ataúdes, a presença ou não de epitáfios, a ocorrência de extrema-unção e outros aspectos que poderiam compor um panorama informativo sobre a morte na sociedade examinada podem servir das fontes seriais para a construção de um gráfico demográfico.

Relação com a História Quantitativa e Qualitativa

A História Quantitativa é definida pelo seu campo de observação. Ela pretende observar da realidade atravessada pela noção do número, da quantidade, de valores a serem medidos através das técnicas estatísticas, ou na síntese de dados através de gráficos diversos e de curvas de variação.

A História Demográfica para compreender e identificar o estado ou estrutura, movimento ou dinâmica e quantidade de populações no passado, baseia – se na História Quantitativa onde vai buscar os dados fornecidos por registros e recenseamentos e obtidos através da aplicação de métodos e técnicas estatísticas. Por outro lado, na medida em que se investigam na História Demográfica as causas e consequências do estado e do movimento das populações vai se recorrer ao elemento qualitativo.

A História Demográfica surge a partir do critério das ‘dimensões ou seja daquilo que o historiador analisa na sociedade como o crescimento e declínio populacional, os movimentos migratórios e assim por diante. Com tudo à medida que a História Demográfica vai conectando os aspectos relacionados com às categorias populacionais (como a mortalidade ou a natalidade), com frequência obtidos através de métodos estatísticos para depois relacionar estes aspectos de modo a dar a perceber a vida social de uma determinada comunidade estará a se apoiar nas abordagens quantitativas e qualitativas.

Relação com a História Imaginária

Junto à história política, à história económica e social, à história cultural, nasceu uma história das representações. Esta assumiu formas diversas: história das concepções globais da sociedade ou história das ideologias; história das estruturas mentais comuns a uma categoria social, a uma sociedade, a uma época, ou história das mentalidades; história das produções do espírito ligadas não ao texto, à palavra, ao gesto, mas à imagem, ou história do imaginário. A História Imaginária trata os documentos: literário e artístico como documentos históricos de pleno direito, sob a condição de respeitar a sua especificidade: história das condutas, das práticas, dos rituais, que remetem a uma realidade oculta, subjacente, ou história do simbólico.

A História do Imaginário é atravessada pelo conceito de imagem, que não se prende apenas ao de imagem visual, mas abarca também o âmbito das imagens verbais e das imagens mentais. Para utilizar uma imagem mais eloquente, a História Demográfica vai se convertendo muito claramente num tipo de História Social na razão directa em que a História da Mortalidade vai derivando para uma história da morte.

A História Imaginária como um grande panorama descritivo e objecto de uma História da Mortalidade. A morte é um fenómeno social, que gera representações, comoções até expectativas espirituais e materiais.

A possível relação que se pode estabelecer entre a História Demográfica com a História Imaginária, é que na medida em que a primeira, na tentativa de perceber a variável da mortalidade da população numa determinada época, baseia-se na História Imaginária. Isto é, quando ocorre uma morte, a História Demográfica procura perceber como é que essa sociedade vítima, encara o sinistro ocorrido. Assim sendo, a História Imaginária vai oferecer os hábitos e costumes: os ritos, tabus, sentimentos, carências e representações geradas pelo fenómeno da morte.

Leia Também Sobre:

  • Teoria de ensino de Bruner
  • A teoria cognitivista da aprendizagem de Ausubel
  • Característica de um plano de Ensino
  • Critério para a selecção dos conteúdos de ensino
  • O que são Práticas Pedagógicas Gerais
  • Observação como técnica de recolha de dados: Vantagens e Desvantagens
  • Aprendizagem e seus tipos
  • Metodologias de Ensino

Bibliografia

BARROS, José de Assunção. História Serial, História Quantitativa e História Demográfica: uma breve reflexão crítica; UFRRJ, Rio de Janeiro, 201;
________________.O campo da História: Especialidade e Abordagem. Brasília, 2004;
BOTELHO, Tarcísio Rodrigues. História demográfica e História Social: convergências e perspectivas. PUCMinas, São Paulo, 2004;CHARTIER, Roger. “Formação social e habitus: uma leitura de Norbert Elias” In A História Cultural, Lisboa, 1990;COSTA, Iraci Del Nero da. Demografia histórica: Algumas Observações. São Paulo, 201;
DARTON, Robert. “A História das Mentalidades: o caso do olho errante” In O Beijo de Lamourette. São Paulo, Editora Companhia das Letras, 1990;SANTOS, Gracineide Pereira dos & OJIMA, Ricardo. Perfil demográfico e ocupação portuguesa na Freguesia da Gloriosa Sant´Anna. Rio Grande do Norte (Brasil), 2012;LAGE, Maria Otília Pereira at.al. Demografia Histórica – História das Populações. Lisboa, 2001;LE GOFF, Jacques. História e Memória. SP Editora da UNICAMP; 1990.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

História

Resistência colonial na África Austral – Moçambique, África do Sul e Namíbia

Março 11, 2023
História

Nacionalismo Africano e em Moçambique

Março 11, 2023
História

Os prazos da coroa em Moçambique: Resumo

Março 11, 2023
História

História de Moçambique antes e depois da independência

Março 11, 2023
Next Post

Característica de um plano de Ensino

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR