Conteúdos
Introdução
Esta postagem vai apresentar o resumo da carta encíclica de Laudato SI’ no IV- Capitulo, visto que trata a forma de como pode-se preservar a terra e ao meio ambiente para que seja benevolente para as gerações futuras, porque as gerações futuras têm o direito de estar no ambiente estável, segura e que tenha um bom desenvolvimento. Tem como objetivo a conservação da terra e o meio ambiente e metodologia pelo uso da carta electrónica de Laudato SI’ e consulta de alguns manuais electrónicos.
Resumo da carta encíclica de Laudato SI’ IV-Capitulo
Uma ecologia integral
A ecologia integral: a relação espacial entre a natureza e a sociedade que a humanidade habita. As grandes alterações dos sistemas naturais do planeta terra apresentam uma ameaça crescente para saúde da humanidade e para vida em geral do nosso planeta. As politicas deveriam buscar um equilíbrio entre o progresso social (bem- estar), sustentabilidade ambiental e economia.
O facto de seres vivos serem dependentes do seu habitat deve haver uma relação condigo de tal forma que esta sociedade deve ter em mente uma boa produção e consumo de uma forma coerente e honesta. Na ecologia econômica há um campo de estudo que reconhece a interdependência da economia e dos ecossistemas naturais ao longo do espaço de tempo.
Assim como os vários componentes do planeta – físicos, químicos e biológicos e durante esses problemas ambientais acabam criando dificuldades para certas espécies criando um susto dentro deles e assim como o seu habitat. A ignorância desses problemas é o torna as coisas mais agravantes.
Ecologia cultural
A existência de relações entre uma sociedade dada a um meio ambiente. As formas de vida e dos ecossistemas que dão suporte aos seus modos de vidas. A ecologia cultural implica o estudo de conduta de uma ciência biológica.
É preciso integrar a história, a cultura e a arquitectura dum lugar, salvaguardando a sua identidade original.
A evolução cultural implica os modos em que a sociedade produz, ou a tecnologia e praticas de subsistência, através da cultura que um ser humano sente-se vivo na inclusão dinâmica e positiva dentro de uma sociedade em relação ao meio ambiente.
A ganancia de ser humano pelo seu desenvolvimento econômico leva a cultura nos extremos pejorativos fazendo que certas culturas se estinguem durante esse desenvolvimento. Sendo esta cultura o tesouro da humanidade, de tal forma que a sociedade deve olhar cada cultura e os direitos da humanidade, compreender a cada desenvolvimento que a humanidade apresenta.
A existência de grandes explorações e degradação de meio ambiente prejudica não só a extinção de espécies raros de animais, mas também leva a extinção da cultura que a humanidade possui, sendo um acto grave quanto se chega ao ponto de desaparecimento da cultura dentro da sociedade torna mais vulnerável perante aos problemas futuras que poderão surgir.
Não deixa de ler:
Ecologia da vida quotidiana
O princípio do bem comum
A ecologia integral foca o bem comum porque desempenha um papel muito importante como um pilar e estabelece regras que servem como indicador na ética social.
O bem comum: o conjunto das condições da vida social que permitem as pessoas às famílias e aos grupos poder alcançar de maneira mais exata e facilmente a sua própria perfeição.
Não se trata da soma dos bens individuais, mas de um bem incalculável, pois beneficia toda a colectividade. Sendo uma posse de todos e de cada um, é indivisível e somente juntos é possível alcançá-lo e conserva-lo.
O bem comum dignifica ao homem naquilo realmente é, o que lhe permitira um bom desenvolvimento e dando harmonia de bem-estar e segurança social assim como o desenvolvimento dos vários grupos intermédios, aplicando o princípio da subsidiariedade.
Segundo Ives Martis, Cultivando o bem comum haverá a paz social, a estabilidade e segurança dentro de uma sociedade, uma pessoa não pode encontrar plena realização somente em si mesma, e para isso não basta uma simples convivência no seu grupo social, mas impõe-se uma busca incansável do bem e do sentido que se podem encontrar nas formas de vida social, o que implica a existência de uma comunidade social solidificada nos valores do bem comum.
Segundo o Papa Francisco, “o todo é mais do que a parte, sendo também amais do que simples somas delas”.
Este bem garante as condições de formação integral das pessoas em vista de construção de uma sociedade mais humana e solidaria e no plano mundial o bem comum estabelece mecanismos para o desenvolvimento econômico em condições de igualdade entre as nações, em viajar para evitar as concorrências desleais e os abusos de poder. Enquanto que no plano das relações pessoais e interpessoais, estão o reconhecimento, o respeito e a convivência pacifica entre todos e para igreja é a tradição de Jesus, o amor incondicional.
A justiça intergeneracional
Conhecimento do bem comum facilitara a estabilidade das gerações vindouras, quando este bem comum é mal gerenciado acontece o que tem afectado o mundo todo que é crise econômica resultado do mau gerenciamento do capital que é um bem comum pra com todos e para um. A terra que nos atribuído não pode ser usado como um instrumento lucrativo a fim de atingir os nossos benefícios individuais, pois este deve ser olhado e tratado de uma forma cessante e digno para preserva-la contra os problemas que causam a sua destruição e que as gerações futuras a encontraram em boas condições.
Os problemas que surgem pela degradação da terra e do meio ambiente devem ser estudados e solucionados sem nenhuma ignorância por parte das entidades responsáveis.
Assim, o ponto de partida para a justiça intergeracional é definir o conceito de geração e o lapso temporal de cada geração. Por “geração” entende-se o conjunto de pessoas nascidas no mesmo período histórico, que recebem, assim, os mesmos estímulos socioculturais.
Leia Também Sobre:
- As 4 Ecologias de Boff
- A ética do Consumo
- Isomeria dos Alcanos
- Fases do Feminismo
- Autismo: Significado, Definição, características, sintomas e tratamento
- Medidas de combate à erosão
- Resumo: Geopolítica
- Geografia Humana em Vidal de La Blache
- O cuidado de casa comum: (Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco)
Referências Bibliográficas
SI’.Loudato.(s.a). Carta encíclica: sobre os cuidados da casa comum, p: 6-19,editora: Libreria Editrice Vaticana.
Mendes, F. L.(2016). A justiça interegeracional: uma perspectiva de direito fundamental das futuras gerações ao meio ambiente. Acessado: 18: 06 em estudo geral. Sib.uc.pt/bitstream/103…
Martins,I.G.S.(s.a).O principio ético do bem comum.Acessado: 18:20 em jus.com.br/artigos/11/0-principio e-…