Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Pedagogia

Formação da consciência Histórica dos Alunos e Professores

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 16, 2021
in Pedagogia
0 0
0

Conteúdos

Conceito da consciência Histórica

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade, também pode relevar a noção dos estímulos de um indivíduo que confirme a sua existência.

Consciência Histórica pode ser entendida como uma representação social que uma colectividade adquire advinda do seu desenvolvimento no espaço e no tempo, é o elemento que permite ao homem compreender a demissão da própria história sem qual o homem não poderia compreender quem ele é e o que foi.

Consciência histórica é a forma de nos sentirmos em outros que nos são próximos, outros que anteciparam a nossa existência que por sua vez antecipara a de outros. Ao assegurar um sentimento de continuidade no tempo e na memoria. A consciência histórica contribui para a formação da identidade individual e colectiva.

A formação da consciência Histórica de alunos e professores e o quotidiano em aulas de História 

A consciência histórica está relacionada com o desenvolvimento da identidade. Sem a consciência histórica sobre o nosso passado não perceberíamos quem somos. Por isso, o sentimento da “identidade” – entendida no sentido de imagem de si, e para os outros – aparece associado à ”consciência histórica”.

A consciência histórica de uma pessoa ou mesmo de um povo dá-nos uma visão sobre a forma como se vive com o passado, com os mitos e fantasmas, é uma representação do passado sob múltiplas perspectivas, isto é, a consciência histórica resulta de diversas representações do passado.

A consciência histórica estabelece uma relação dinâmica entre o passado e o presente. Em suma a conceito de consciência histórica é composto pela incorporação da ideia de que existem diversas formas de conceber o grupo em relação ao tempo.

Formação da consciência histórica para os alunos

A consciência histórica para os alunos importa assumir como ponto de partida, identificar aspectos que influenciam e promovem aquisição de conhecimentos em diferentes momentos e situações quotidianas.

É importante compreender a história que se aprende fora da relação pedagógica escolar, porque ela é apenas um dos momentos do aprendizado da história por parte dos alunos, porque muito dos seus conceitos sobre o tempo, sobre a identidade, sobre o passado são apreendidos antes, fora e do ensino formal.

Idem, Os alunos chegam a aula de história carregados de concepções, noções, ideias, preconceitos e informações cujo aprendizado não foi controlado pelo professor e pela escola, mas sim resultado de experiencias pessoais, no convívio com os mais velhos e seus conhecimentos no contacto diário com os meios de comunicação de massa notadamente a televisão.

Como incutir a consciência histórica aos alunos

Segundo Santos, para incutir a consciência histórica ao aluno é necessário intervir, promover novas possibilidades de interagir com conhecimento adquirido pelo aluno em diversos momentos da vida quotidiana, ou seja, em sua realidade dentro e fora do espaço escolar.

-através das actividades desenvolvidas e aplicadas na escola;

-relações de interacção ou integração com a realidade sociocultural;

-através de meios de comunicação e leitura no geral.

Importância da aula na formação da consciência histórica

Conceito de aula

Aula é um conjunto de meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o PEA em função da actividade própria do aluno o processo da aprendizagem escolar, ou seja, a assimilação consciente e activa dos conteúdos.

A expressão “aula como espaço de conhecimento ”, discute o ensino aprendizagem não apenas em termos de estratégias de ensino, mas da natureza dos papéis que alunos e professores têm na elaboração do conhecimento.

Do ponto de vista do ensino de história, defende-se a ideia de aula como “ o momento em que, ciente do conhecimento que possui, o professor pode oferecer ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente, através de um esforço e de uma actividade que edificou este conhecimento” (Schmidt, 1998). No entanto esses elementos constituem-se em referência valiosa para conceitualizar a aula como espaço de compartilhamento de experiencias individuais e colectivas, de relação dos sujeitos com os diferente saberes envolvidos na produção do saber escolar.

A consciência crítica pressupõe o domínio da injustiça, ou seja, é necessário que o sujeito saiba identificar o que é injusto, para que, a partir daí, busque respostas, no encontro com o outro, estabelecendo um diálogo do qual resulte o saber.

Na formação da consciência crítica é necessário que a injustiça se torne um percebido claro para a consciência, possibilitando aos sujeitos a inserirem-se no processo histórico e fazendo com que eles se inscrevam na busca de sua afirmação.

Pode-se afirmar que assumir o primeiro princípio da Didáctica da História torna se necessário que professores e alunos busquem a renovação dos conteúdos, a construção de problematizações históricas, apreensão de várias histórias lidas a partir de distintos sujeitos históricos, das histórias silenciadas, histórias que não tiveram acesso á história. Desta forma, busca-se recuperar a vivência pessoal e colectiva de alunos e professores e vê-los como participantes da realidade histórica, a qual deve ser analisada e retrabalhada, com o objectivo de convertê-la em conhecimento histórico.

A formação da consciência histórica dos professores

A experiência humana aqui apreendida, nessa perspectiva indiciária não possuí apenas uma dimensão localizada (Histórias familiares), mas articula-se com a experiência de outras pessoas, de outras épocas.      

No entanto, “a consciência Históricas não é idêntica à lembrança ”, pois, “só si pode falar de consciência histórica quando, para interpretar as experiências actuais do tempo, é necessário mobilizar a lembrança de certa maneira: ela é transportada para o processo de tornar o presente e o passado”.

A construção da consciência histórica exige conteúdos que permitam o desenvolvimento de uma argumentação histórica crítica, na medida em que tais conteúdos buscam não a mobilização do todo passado, mas de experiências específicas do passado relacionadas a sua própria existência.

A construção da consciência histórica crítica de alunos e professores, a avaliar por GARCIA e SCHMITD (2005) deve considerar:

  • A relevância do saber a ser ensinado, encontrado nos documentos e na experiência dos alunos e professores em confronto com outras fontes;
  • A acção dos professores em aulas de história, com o apoio dos materiais de ensino produzidos com os alunos;
  • O novo tipo de relação que os alunos estabeleceram com o conhecimento histórico, compreendendo-o como algo que não se compara com o simples a cúmulo de conhecimento.

Como resultado de referido Projecto, regista-se uma revolução em relação ao conhecimento: ao participarem do mesmo, os professores aprenderam a encontrar o conteúdo nas diferentes formas da história, e também a trabalhar com esses conteúdos em aula.

Doutro modo, trata-se de aproximar professores e alunos das formas como são produzidos os saberes, permitindo que eles se apropriem e/ ou construam maneiras pelas quais esses saberes possam ser ensinados e aprendidos. No mesmo ponto de vista torna-se possível compreender que a forma pela qual se produz o conhecimento histórico hoje não é a mesma dos historiadores do século XIX e que, portanto, a forma de ensinar história também não será a mesma.

Leia Também Sobre:

  • Resumo da Declaração de Salamanca
  • Plano táctico: conceito e características
  • Importância das visitas do estudo
  • Princípios adotados Declaração de Salamanca
  • Técnica de avaliação Escolar
  • Educação e Equidade do Género em Moçambique
  • Concepção’ bancaria’ da educação como instrumento da Apressão
  • Educação em Moçambique nas Zonas Libertadas
  • Objetivos do Sistema Nacional de Educação
  • Características da Aprendizagem Escolar
  • A aprendizagem Cognitiva

Bibliografia

LIBÂNEO, J. Carlos. Didáctica. São Paulo: Cortez, 1994, pp.256.GARCIA, T. e SCHMIDT, M. A formação da consciência histórica de alunos e professores e quotidiano em aulas de história. Vol. 25, 2005.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Pedagogia

Educação em Moçambique depois da Independência

Março 11, 2023
Pedagogia

O Uso da Abordagem Comunicativa para a Didática do Ensino das Línguas

Maio 13, 2021
Pedagogia

Classificação dos Métodos de Ensino segundo Libâneo

Março 27, 2021
Pedagogia

Aula ideal e do professor ideal

Fevereiro 26, 2021
Next Post
Jesus Cristo: Quem foi? Biografia (Vida e Obra)

Jesus Cristo: Quem foi? Biografia (Vida e Obra)

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR