A Gestão financeira pode ser entendida como sendo um processo constante de aquisição de recursos financeiras, capitais próprias ou alheiros, que permite a empresa dispor dos activos que julge necessários para a sua actividade desejada presente e futura.
A Gestão financeira, engloba todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros.
Conteúdos
Funções da Gestão Financeira
A Gestão Financeira deve regular essencialmente o acesso dos recursos financeiros necessários a actividade da empresa, procurando sempre minimizar o custo que a empresa ira incorrer pela utilização destes recursos. Neste caso, deve-se reter duas categorias principais de funções da gestão financeira sendo a primeira de curto prazo e a segunda de médio e longo prazo.
A curto prazo
A função da gestão financeira traduz se na gestão da tesouraria da empresa nomeadamente a regulação dos pagamentos e recebimentos da empresa de forma que esta possa fazer face, sem falhas as responsabilidades que assumiu.
A Médio e Longo prazo
A gestão financeira deve definir e implementar estratégias de como a empresa será financiada, tendo em vista alcançar simultaneamente dois objectivos que são a estabilidade financeira e obtenção de máximo lucro.
Os objectivos da gestão financeira são a estabilidade e a rentabilidade, onde a estabilidades é no sentido de não afectar a produção por falta de recursos e, a rentabilidade é no sentido de minimizar os custos assumidos perante os terceiros.
Tipos de contas
Em Moçambique, contabilidade das empresas é rígida pelo plano geral de contabilidade (PGC) aprovado pela resolução 13/38 de 14 de Dezembro.
Este instrumento, visa a segurar a homogeneidade do sistema de informação e controlo económico necessária a direcção planificada da economia nacional.
É no plano geral de contabilidade onde encontramos:
- Código de contas;
- Terminologia contabilista;
- Modalidades de funcionamento de empresas.
- Critérios de valorimétricos;
- Métodos de determinação de resultados; e
- Modelos de balanço e determinação de resultados.
Principais tipos de contas
Os principais tipos de conta são:
Conta do activo é o registo de bens da empresa e os créditos sobre terceiros. Nesta conta integra os valores patrimoniais em dinheiro, ou que pode muito rapidamente ser neles transformados.
Conta do passivo é o registo das obrigações, isto é, das dívidas ou responsabilidades assumidas pela empresa face a terceiros.
Conta de capital próprio é o registo do valor líquido do património da empresa, ou seja, o resultado da diferença ente os direitos que possui e as obrigações que se constitui.
Conta de custos e proveitos é o registo dos encargos e os rendimentos que a empresa vai gerando na sua actividade. A conta de custos ou despesas, mostra as despesas da empresa enquanto a conta de proveitos ou receitas mostra as receitas recebidas pela empresa devido as suas operações e a sua proveniência.
Tipos de registos ou Escrituração
As contas a que referimo-nos na secção anterior, são registadas recorrendo métodos contabilísticos de escrituração.
Desta forma, deve notar que a escrituração ou escrita é parte de um processo de contabilidade que trata de registar com exactidão as transacções comerciais numa empresa.
Importância dos registos contabilísticos de Empresa
As empresas, no seu dia-a-dia, produzem muita informação dentre elas a informação financeira, que deve ser registadas, conservada e usadas nas tomadas decisões.
Os registos contabilísticos ajudam a comunicar a informação da empresa que permite as partes interessadas tomar decisões as medidas necessárias. Entre as partes interessadas nas operações e na contabilidade da empresa estão os empreendedores, os empregados, os investidores, os credores, o governo, etc.
Um empreendedor e a sua equipa de gestão, precisam da informação contabilística para gerirem adequadamente a empresa tomando decisões que impõem em vários aspectos:
Se devem recorrer a um empréstimo bancário ou não;
Se devem expandir o projecto ou introduzir um novo produto;
Se devem subir ou baixar o preço da venda de um produto e aumentar a sua rentabilidade.
Os registos contabilísticos da empresa servem igualmente para o cálculo de lucros e perdas das operações comerciais bem como o cálculo nos impostos a pagar.
O governo tem que seguir de perto o desempenho da empresa, através da informação fornecida para permitir calcular os impostos a pagar pela empresa, formular várias politicas económicas, etc.
Leia Também Sobre:
- Pensamento económico na antiguidade clássica
- Pensamento económico no mercantilismo
- Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional
- Tapetes de Ervas Marinhas
- Planeamento turístico: O que é? Princípios, Dimensões, Classificação, Tipos de Turismo
- Marketing Mix
- Funções e papéis do gestor financeiro
- Análise e planeamento financeiro
- Função da gestão Financeira
- Sistema Harmonizado: o que é? Objetivos, Tributário, Exemplo, Regras Gerais e Classificação
- Introdução a Gestão Financeira