Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home História

Civilização Etíope: localização, Organização Política e Económica, Axum, cultura e decadência, resumo

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 18, 2021
in História
0 0
0

Conteúdos

Etiópia, sua Localização e Limites

A Etiópia situa-se na África oriental, ao norte o mar vermelho, ao sul o kénia, a leste a Somália e a oeste o Sudão. Com a adopção do cristianismo no séc. IV, n.e. como religião oficial, a Etiópia nascida do antigo estado de Axum, envolve-se numa série de guerras com os, egípcios e outros que professavam a religião muçulmana.

A influência na região do mar vermelho contra o poder central na Etiópia exercia-se através do apoio em armas e instrutores aos principados islâmicos. Nestas lutas, os muçulmanos apoiavam se também na sua força económica e nos fracos laços entre poder central etíope e as províncias instigando movimentos separatistas.

Sistema Político

Segundo fontes primarias, a história do reino Axum alongou-se por aproximadamente a 1 milénio, a partir do século I da era crista. Nela se registram alguns acontecimentos de relevo, como as três intervenções armadas na arábia do sul no decorrer dos séculos III, IV e VI, uma expedição a Méroe no século IV e na primeira metade deste ultimo, a introdução do cristianismo.

Ao lado da Etiópia existem unidades políticas de relativa extensão e importância: o reino dos Falacha (alcunhados Judeus da Etiópia), reino de Godjam e o reino de Damot, que remontavam a períodos anteriores à penetração Cristã Ortodoxa e Muçulmana. Também existiam principados Muçulmanos, entre os quais os sultanatos Awfat, Dawaro, Adal e Dahlak, que se encontravam estabelecidos estrategicamente, por razões comerciais, ao longo de toda costa que vai desde o arquipélago de Dahlak, no mar Vermelho, até a cidade Somali de Brava, no oceano Índico.

Economia

A despeito da importância que tinham a agricultura e a pastorícia, parece ter sido o comércio dinamizado pelos Estados islamizados do litoral que garantia a reprodução da economia etíope.

Tais principados islâmicos eram frequentados por mercadores e negociantes árabes, sendo as Dahlak uma verdadeira ponte de comércio entre o Iêmen e a costa da Eritreia, escala importante nas relações económicas entre o sul e norte do mar Vermelho. Afirma ainda que estas ilhas já desempenhavam este papel desde a antiguidade e que, no sé. VII da era Cristã os árabes anexaram-nas para ter presídio e local de exílio, passando a denominá-las ilhas Dahlak al-Kabir, durante o reinado dos califas omíadas e abássidas, no séc. IX. No séc. XIII, depois de recuperar a sua economia, a ilha constitui-se com um emirado. A partir de então dedicou-se ao comércio e à pirataria.

 No cultivo os etíopes praticavam uma agricultura mista, produzindo o arroz que constituía a base da alimentação e a banana, a manga e os legumes. Esta actividade era feita em fazendas de famílias tradicionais numerosas, depois, também em fazendas de famílias cristãs e mais tarde ainda de muçulmanos.

Impacto do comércio na Etiópia

As rotas comerciais das cidades da costa estendiam-se, desde o séc. X d.c, para o interior. Era do interior que vinham muitas mercadorias de troca. A interacção com as comunidades africanas do interior não só contribui para a evolução económica da região, como também para o desenvolvimento político dos Estados onde essas comunidades estavam distribuídas para o intercâmbio cultural, religioso e linguístico.

As populações Africanas dos reinos cristãos do interior estavam influenciadas pela prática de trocas com a costa, começavam a envolver-se em troca internas mútuas. A título de exemplo os negociantes internos iam ao tigre buscar sal para trocarem Shoa por cavalos e mulas. Certas comunidades muçulmanas estabelecidas no interior, que vieram a envolver-se neste comércio, obtiveram vantagens não só advindas desta actividade como também das caixas que cobravam pela travessia dos seus territórios. Idem

O comércio permitiu o aparecimento de vários cidadãos, praticamente ligadas umas às outras, e o nascimento de uma camada aristocrática urbana constituída por, jurisconsultos e funcionários, ligados geralmente ao poder local dos sultãos.

A economia Comercial da Costa Oriental Africana do séc. XII-XV

Entre o séc. XII – XV, formou-se na costa Oriental de África e nas suas ilhas a comunidade Swahili, constituído por um fundo formada por uma população de língua Bantu, da costa e da interior influenciada por elementos culturais do exterior. A acompanhar este processo: Árabes, Persas, e indianos.

A agricultura era praticada paralelamente à pesca e á recolecção Marítima. Eram praticas as seguintes culturas praticadas no séc. X: Banana, dura (variedade de sorgo), inhame, cóleo (da família de hortelã), coco, tamarindo, cana – de – açúcar.

Em Kilwa Kisiwani havia coco, laranja, limões, leguminosas, cebola, ervas aromáticas, ervilha, milho e nozes de areca. Idem

A acompanhar este processo emergiram novas cidades – Mercado (Cidade-estado), entre elas existiam: Mogadíscio, Pangani, Brava, Badhuna, Pate, Lumu, Manda, Melindi, Gedí, Mombaça, ilha de Pemba, ilha de Tambatu, Zanzibar, Kaple, ilha de Mafia, Kua, Ilha do Ibo, Ilha de Moçambique, Ilha de Angoche, e Sofala.

A vida Social e Cultural da Civilização Etíope

No presente capitulo far-se-á uma abordagem convicta a perceber a vida social e cultural da civilização na Etiópia bem como a sua decadência.

Estratificação Social na Costa oriental

Nas cidades-estado Swahili era possível distinguir uma camada social tradicional, Dirigente e rica, uma camada enriquecida pelo comércio; uma camada comum constituída pela população Swahili; e uma camada constituída por escravos destinados à exportação e á pratica de algumas actividades como a agricultura, pesca marítima e Comércio.

Sociedade

Ao longo dos períodos precedentes há povos dos bedjas encontravam -se organizados em vários reinos ocupando uma região de Axum, até ao alto Egipto, estes formavam um conjunto étnico.

A partir da região próxima do Nilo Al-ya’bubr enumerou e indico a localização de cinco reinos como bedjas indo do Nilo ao mar e em seguida ao sul. O primeiro reino mais próximo do país muçulmano de Assuã era Nakts, que foi habitado por vários povos cujos nomes citados não foram decifrados.

Cultura

A Cultura do império Axumita protofeutal caracterizou-se por inscrições consagradas aos deuses, fazia relatos detalhados as vitórias alcançadas pelo rei dos reis. As moedas ostentavam o epíteto étnico particular de cada monarca, um etnónimo correspondente ao nome de um dos exércitos axumitas. A arquitectura mostra uma tendência cada vez mais acentuada para a arte decorativa, a arquitectura e a escultura etíope foram de uma originalidade notável, o que não exclui a assimilação das diferentes influências culturais advindo do império romano, arábia meridional, da índia e de Méroe.

A evolução das legendas nas moedas e das inscrições reais de Axum permitem discernir duas tendências opostas na ideologia da administração axumita, a ideia monárquica ligada a unidade cristã e a noção demagógica originarias das tradições locais.

A arquitectura mostra uma tendência cada vez mais acentuada para a arte decorativa bem como a combinação de pedras mais ou menos trabalhados, ainda encontramos o paganismo dos axumitas que lembrava muito a religião da antiga Arábia do sul. Era um politeísmo complexo com características dos cultos relacionados a agricultura e a criação de animais.

O culto dos ancestrais, especiamente dos reis mortos, ocupava um lugar importante na religião axumita. O sabeano foi uma das línguas oficial do reino axumita desde os seus primórdios.

Sendo o reino de Axum uma das grandes potencias comerciais da época, as rotas usadas uniam o mundo romano a índia e a arábia ao nordeste da África, sendo também um importante centro de difusão cultural, ao longo dessas rotas ao mesmo tempo a sua cultura foi determinante e influenciou muitos países da antiga civilização do nordeste da África e do sul da arábia sob seu domínio.

A Decadência do Reino de Axum

No fim do século VI verificou-se a decorada da cultura himiarita e o início do século VII o reino de Axum teve a sua decadência devido a invasão das regiões setentrionais da Etiópia pelos bedjas, com a situação política na borda do mar vermelho foi quase totalmente transformada, com o império Bizantino, ameaçado pelas conquistas persas que tomaram o controlo da península Arábica e se laçaram na luta contra os bizantinos pelo domínio do comércio no mar vermelho privando Axum de alguns dos seus escoadouros de mercadorias.

Leia Também Sobre:

  • Civilização olmeca: Localização, Origem e formação, Sociedade, política, económicas, Arte e Ciência, Cultura
  • Primeiros habitantes da América
  • Reino do Congo: origem e formação, sociedade, política, economia
  • Desenvolvimento da Inteligência através de Invenções e Descobertas
  • Significado da Primeira Guerra Mundial
  • Os 14 pontos do presidente Wilson
  • Focos de confrontações da primeira Guerra mundial em África
  • Fatores que contribuíram para o rápido desenvolvimento económico dos EUA
  • Regimes Ditatoriais (O Fascismo, Nazismo e Corporativismo)

Bibliografia

Bibliografia

ARAÚJO, Carlos Roberto. História do Pensamento Económico, São Paulo, editora atlas, 1991;Fasi. Mohammed El, África do século VII ao XI, Brasília, Unesco, 2010;Mokhtar. Gamal, África Antiga, 2.ed. Brasília : Unesco, 2010;RECAMA, Dionísio Calisto. História de Moçambique, de África e Universal. Plural editores, Maputo, 2004;SENGULANE, Hipólito. Das Primeiras Economias ao Nascimento da economia Mundo. Maputo, Universidade Pedagógica, 2007;TAJÚ, Gulamo & ASSIS, Abel. Da Comunidade Primitiva ao Feudalismo, Lisboa, 1989.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

História

Resistência colonial na África Austral – Moçambique, África do Sul e Namíbia

Março 11, 2023
História

Nacionalismo Africano e em Moçambique

Março 11, 2023
História

Os prazos da coroa em Moçambique: Resumo

Março 11, 2023
História

História de Moçambique antes e depois da independência

Março 11, 2023
Next Post

Primeiros habitantes da América

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR