A Guerra dos Sete Anos teve duas consequências, a primeira foi a inevitável Crise Financeira na França. A França teve muitos gastos com a Guerra e, para completar, perdeu essa guerra. Com isso, houve endividamento colectivo dos franceses, doenças e mortes da população. Muitas mulheres tiveram que trabalhar para cuidar de suas famílias e seus filhos.
A segunda consequência dessa guerra, foi a má vontade dos colonos com a Metrópole, pois não queriam alimentar as tropas. Estas foram conquistando território, e ficaram muito afastadas das cidades de origem. Não havia alimentos suficientes e nem locais adequados para dormir.
Dependiam da boa vontade dos colonos franceses para ter um espaço adequado para higiene e alimentação. Porém, os colonos franceses não tiveram um papel muito activo na hora de ajudar as tropas ou seja, as tropas ficaram prejudicadas, os combatentes enfraqueceram e por isso foram derrotados na Guerra dos Sete Anos.
A Inglaterra ganhou a guerra, mas ficou enfraquecida economicamente. Para contornar a situação, foram cobrados diversos tributos dos colonos. exemplos de leis que aumentaram os impostos: Lei do Selo, Lei do Açúcar, Lei do Ferro, Lei da Moeda e Ato de Quebec. Como consequência a tantas leis fiscalizadoras, colonos organizam-se militarmente para reagir às leis, esse foi o primeiro conflito que uniu os Estados Unidos em um objetivo comum e isso viabilizou a independência norte-americana. Como a França perdeu a Guerra dos Sete Anos, ela financiou a independência das Treze Colônias e como consequência a Franca ficou em crise financeira.
Umas das principais consequências do conflito foi a Independência dos Estados Unidos (1783), deflagrada pelo descontentamento com as imposições da Inglaterra sobre a colônia americana como forma de restaurar as perdas econômicas ocorridas durante a guerra.
Imposição da Lei do Chá, que era vendido nas Treze Colônias pela Companhia das Índias. Essa lei provocou a maior Rebelião até então, pois houve a tentativa do Parlamento Inglês em implantar o exclusivismo metropolitano durante 7 anos nos EUA. Porém, os colonos que eram esclarecidos e iluministas perceberam e criaram conflitos para não aceitar as leis. Na óptica de Melo & Costa (1993), constam também como consequências da Guerras dos Sete Anos as seguintes:
- França cede o Canadá e parte das Antilhas.
- Os franceses cedem o Mississippi à Espanha.
- Espanha entrega a Flórida para os Ingleses.
O Tratado de Paris
Todos estavam dispostos a um acordo de paz, concluído pelo Tratado de Paris em 1763. No cômputo global do conflito, a Inglaterra e a Rússia foram vitoriosas. No acordo firmado, a França perde a favor dos ingleses o Canadá e parte da Louisiana, algumas Antilhas e feitorias do Senegal; a favor de Espanha, para compensá-la dos prejuízos advindos da guerra, o resto da Louisiana e Nova Orleans, enquanto na Índia perdia toda a influência. Pelo Tratado de Hubertsburg, a Áustria, por seu turno, cedeu definitivamente a Silésia à Prússia.
A Prússia se afirma como concorrente da Áustria na liderança dos estados alemães, lançando as bases do seu futuro império colonial. As importantes vitórias inglesas sobre a França, solidificadas no Tratado de Paris, lançam as bases do futuro Império colonial inglês.
Leia Também Sobre:
- A aliança Alemanha – Itália – Japão
- Potências do Eixo: o quais são? Origem, aliança e países membros
- Impérios Centrais: significado, origem, desmembramento e países membros
- Guerra dos 7 (Sete) anos: (Trabalho Completo)
- Leis das treze (13) das Colônias Americanas
- Causas gerais da revolução Americana
- Consequências gerais da guerra dos 7 anos
- Principais Teóricos do Absolutismo
- Características do Absolutismo Europeu