Uma empresa ou indivíduo pode conseguir recursos no mercado financeiro usando duas formas:
- Emitir um instrumento de divida;
- Emitir titilo de propriedade.
A forma mais comum, é emitir um instrumento de divida, que é na realidade, um contrato no qual o tomador se compromete a pagar juros e amortizar . a segunda forma, é a emissão de títulos de propriedade, como acções de na bolça. Exemplo: dão direito ao recebimento de dividendos periódicos, calculados com base em um percentual dos lucros, podendo ser revendidos a qualquer momento.
A vantagem de possuir acções, no caso de uma sociedade anónima ou quotas no caso de uma empresa constituída sob a forma de quotas de responsabilidade LTD, é seus portadores compartilham do aumento da lucratividade e da geração de riqueza da empresa, pois as acções e as quotas conferem direito de posse aos seus portadores.
No entanto o proprietário de acções ou quotas tem a desvantagem de não ter nenhuma garantia com relação ao risco do negocio, incorrendo em risco de credito da mesma forma que o emprestador de recursos é de ficar completamente vulnerável as oscilações da lucrtividade da empresa.
A vantagem para o emprestador, quando comparado ao sócio, seja ele quotista ou accionista, de empratar recursos são as seguintes:
- As despesas Financeiras é o pagamento do principal tem ressarcimento prioritário em relação ao valor investido pelos proprietários;
- Normalmente, os empréstimos estão protegidos por garantias reais e financeiras
Finalidade dos Mercados Financeiros
A Finalidade dos mercados financeiros, é a alocação eficiente da poupança entre tomadores finais dos recursos financeiros e os poupadores, ou seja, entre aqueles que apresentam deflecti e os que estão em uma posição surperavitaria em seus fluxos de caixa. O processo de alocação entre esses participantes é realizado pelos intermediários financeiros, assim compreendidos como bancos financeiros, fundos de pensão, seguradoras e fundo de investimento.
Quando o investimento de uma unidade económica em activos, excede sua poupança, ou seja, seu superavit de caixa, para conseguir realizar o investimento previsto, essa empresa ou unidade económica necessitara buscar novos empréstimos e financiamentos no mercado de credito ou aumento do capital por meio de aporte dos sócios existentes ou da abertura do capital para novos sócios no mercado de capitais.
Leia Também Sobre:
- Sacro Império Romano-Germânico: resumo
- Guerra dos Cem (100) Anos – causas Consequências, Conflitos, Países e Duração
- O que é Economia?
- Poupança e Mercado Financeiro
- Tipos de Mercados Financeiros
- Intermediação financeira
- Função do Mercado financeiro
- O que é mercado de Ações?
- Diferença entre Produção e Produtividade
Bibliografia
ANDREZO, André, LIMA, Iren.S, Mercados Financeiros, aspectos conceptuais históricos, são Paulo 25.06.2007.