Para que existe um investimento, é necessário que ocorra previa ou simultaneamente poupança e que exista instituições e mecanismos capazes de transformar poupança e investimento, o mercado financeiro deve possibilitar que os agentes económicos sejam colocados em contacto, directo ou indirecto, a um custo mínimo e com as menores dificuldades possíveis.
fazer isso esse mercado possibilita uma optimização e utilização dos recursos financeiros da economia, resultando em um aumento geral da produtividade, da eficiência e de bem-estar da sociedade. Para melhor compreensão da importância da intermediação financeira, analisar-se evolução do mercado financeiro.
Inicialmente deve-se considerar uma economia extremamente simples, em que não há qualquer activo financeiro, inclusive moeda. Cada unidade económica tem o excesso de renda sobre o consumo sob a forma de bens tangíveis. A poupança é uma reserva real. Assim, por exemplo, um lenhador teria madeira em estuque, mais precisaria se alimentar e também de carroças para transportar a madeira. Nessas circunstancias, há, entre os indivíduos, a penas escambo, o que limita excessivamente a poupança, o investimento e o crescimento económico devido à:
- Indivisibilidade de alguns bens para efeito de troca;
- Dificuldade de se obter perfeito equilíbrio entre oferta e procura por determinado bem;
- Dificuldade de estabelecer preços para os diversos bens transaccionados, pois cada mercadoria deve precificada em função de cada uma das demais mercadorias pelas quais seja trocados;
- Limitação dos investimento à capacidade produtiva da unidade económica;
- Falta de incentivos suficientes ao aumento da prospecção marginal a poupar.
Supondo se logo asseguir, a inevitável criação de um activo financeiros moedas indivíduo poderia desdobrar a operação de trocas em duas operações distintas: uma de compra e uma de venda, de modo que não serias mas necessário encontrar as pessoas que produzissem oque ele precisasse o desejasse exactamente os produtos que ele tivesse.
A moeda passaria a servir como meio de troca e unidade de conta, permitindo dividir bens para efeito de trocas e fixar preços para as diversas mercadorias existente. Alem disso, seria possível acumular riqueza pois a moeda funcionaria como reserva de valor, o que estimularia a atitude de poupança. Cada agente económico poderia, então ,assumir os investimentos superior aos fluxos correntes, sacando sobre o que poupo anteriormente porém apenas ate o limite de sua própria poupança. Isso, no entanto, ainda restringida ao investimento, pois quem desejasse investir seria obrigado a poupar, e cada empresário continuaria limitado a seu próprio património. Dada a inexistência de financiamento, muitas oportunidades promissoras de investimento seriam
abandonadas ou postergadas , e o crescimento económico seria interrompido ou limitado. Nesse contexto, pode-se imaginar o surgimento de outros activos financeiros, alem da moedas:
Obrigações primarias: são títulos emitidos pelo tomador ultimo dos recursos, com a finalidade de cobrir gastos de consumo ou investimento.
A emissão das obrigações primarias ocorre no denominado:
Mercado primário, definido como aquele em ocorra a primeira colocação de titulo e valores mobiliário. As unidades económicas entram em contactos directo ou indirectos com os poupadores e emitem títulos ou valores mobiliários para capitalizar-se ou financiar se. É no mercado primário, por tanto que ocorre a primeira negociação e que há efectiva capitação de receosos pela entidade emissora por meio de uma oferta publica ou privada.
- Oferta publica – consiste na colocação de valores mobiliários junto ao publico em geral, havendo esforço de venda, caracterizada.
- Oferta privada – consiste na colocação de valores mobiliários despegada de registo, junto ao órgão regulador, em razão de alguma particularidade.
Mercado Secundário – abrange as negociações, de transferências de títulos e valores mobiliários entre investidores, a pois já ter ocorrido a primeira venda, inclusivo os casos de ofertas de blocos significativos de acções.
Os lançamentos de novos títulos e valores mobiliários ocorrem no mercado primário enquanto as negociações posteriores se realizam no mercado secundário.
As negociações tanto do mercado primário como do método secundário, podem ocorrer em bolças de valor em mercado de balcão:
As bolças de valores, soa mercados públicos que concertam a oferta e procura por títulos ou valores mobiliários.
Mercado de balcão – abrange as negociações de títulos ou valores mobilares realizadas por via computador fora das bolças de valores.
Leia Também Sobre:
- Sacro Império Romano-Germânico: resumo
- Guerra dos Cem (100) Anos – causas Consequências, Conflitos, Países e Duração
- O que é Economia?
- Poupança e Mercado Financeiro
- Tipos de Mercados Financeiros
- Intermediação financeira
- Estruturas do Mercado Financeiro e sua finalidade
- O que é mercado de Ações?
- Diferença entre Produção e Produtividade