A integração regional refere-se ao movimento que visa estabelecer ligações entre meios a um grupo de países dentro de um determinado espaço geográfico, motivado pelos interesses comuns e compartilhados para a cooperação nas áreas de comércio e outros, com vista a alcançar uma zona de livre comércio.
1 – A Zona de comércio livre
As zonas do comércio livre podem considerar-se como um termo intermédio entre as preferências aduaneiras e a união aduaneira. Uma zona de comércio livre é uma área formada por dois ou mais países que de forma imediata ou gradual, suprimem as barreiras alfandegárias e comerciais entre si, mas mantendo cada um deles para com terceiros a sua pauta aduaneira.
2 – A União aduaneira
É uma área livre de comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conforme uma política comercial externa comum.
União aduaneira constitui uma forma de integração mais abrangente e profunda que a zona de comércio livre constitui uma área em que para além de supressão da descriminação no que diz respeito ao movimento das mercadorias no interior da união, existe uma pauta exterior comum em relação ao comércio com países terceiros.
3 – Os corredores de desenvolvimento
Os corredores de desenvolvimento consistem no gesto de ligação entre as áreas mais importantes em todos os aspectos, políticos, económicos, social e estratégico.
Alguns eixos surgiram naturalmente devido a vocação de algumas áreas em crescer. Ao traçá-los, sempre esteve em mente a necessidade de desenvolvimento da região e melhor integração com resto do país.
Os corredores de desenvolvimento são componentes infra-estruturais correspondente as vias de comunicação existente a nível nacional ou da região, isto é, a rede rodoviária, rede ferro-portuária e aeroportos nacionais ou internacionais que permite o intercâmbio entre os países da região quer na exportação e importações de bens e serviços.
Em Moçambique temos alguns corredores de desenvolvimento como por exemplo o corredor da Beira que liga o porto da Beira aos países de interland da região (Zimbabwe, Malawi); corredor de Nacala liga o porto do mesmo nome com os países do interland como Malawi e Zâmbia.
Leia Também Sobre:
- Conceito de Mercadoria em Karl Max
- O que é Mercado?
- Parque Nacional Zinave: Localização, Mapa, Extensão, Espécies extintas e Existentes
- Porque é que pagamos o imposto?
- Como se calcula o IVA em Moçambique?
- Desafios dos países subdesenvolvidos
- Objetivos da NEPAD
- CEDEAO: formação história, países, membros, objetivos e impacto
- Obetivos e Países Membros da OPEP