Outra forma de caraterizar o mercado financeiro refere-se a participação dos intermediários financeiros, os quais podem ser partes da intermediação, interpondo-se entre aqueles que dispõem de recursos e aqueles que necessitam de credito, ou podem actuar como auxiliares na intermediação, de modo que as operações sejam efectuadas diferentemente entre poupadores e tomadores.
Quando a instituição financeira é parte na intermediação, ela pode actuar como sujeito activo ou passivo. Se um banco esta na posição de devedor, ou seja, se recebe recursos e, portanto, tem a obrigação de devolver, no futuro, o valor recebido eventualmente acrescido de juros, tem-se uma operação passiva. Porem, se um banco empresa os recursos um valor emprestado acrescido de juros, tem-se uma operação activa. Deposito e conta corrente são exemplos de operações passivas, enquanto empréstimo e financiamento são exemplos de operações activas .
Os cobram, em regra, taxas de juros dos tomadores superiores as Texas contratadas nas captações de recursos, afim de cobrir despesas e riscos, bem como obter remuneração pela actividade de intermediação. A diferença entre a remuneração cobradas nas operações activas(I) e o custo do dinheiro nas operações passivas (i) dá-se o nome de spread (I-i). essas operações constituem actividades bancárias por excelências intermediação financeiras são realizadas principalmente por bancos comerciaras .
Em outros casos as operações são efectuadas directamente entre poupadores e tomadores de modo que a instituição financeira não actua, em regra, como parte na operação, mas como auxiliar, e cobra uma comissão por facilitara realização dos negócios. A instituição financeira não capta nem empresta recursos em nome próprio; ela ajuda o tomador a captar recursos dos poupadores.
Leia Também Sobre:
- Sacro Império Romano-Germânico: resumo
- Guerra dos Cem (100) Anos – causas Consequências, Conflitos, Países e Duração
- O que é Economia?
- Poupança e Mercado Financeiro
- Tipos de Mercados Financeiros
- Função do Mercado financeiro
- Estruturas do Mercado Financeiro e sua finalidade
- O que é mercado de Ações?
- Diferença entre Produção e Produtividade