Os filósofos, sociólogos e economistas do século XVIII e do princípio do século XIX formularam um programa político que serviu como diretriz para a adoção de políticas sociais, primeiro na Inglaterra e nos Estados Unidos, depois para o continente europeu, e, por fim, também, para outras partes do mundo.
Mesmo na Inglaterra, que tem sido chamada a terra natal do liberalismo e um país liberal modelo, os proponentes das políticas liberais nunca lograram alcançar todos os seus propósitos. No resto do mundo, apenas partes do programa liberal foram adotadas, enquanto outras, não menos importantes, foram rejeitadas de princípio, ou descartadas após algum tempo. Será apenas com um certo exagero que se pode afirmar ter o mundo, alguma vez, vivido uma era liberal.
Em que pese ter sido breve e muito limitada a supremacia das ideias liberais, ainda assim foram suficientes para mudar a face da terra. O desenvolvimento econômico ocorrido foi extraordinário. A liberação do poder produtivo do homem fez multiplicarem-se, em muitas vezes, os meios de subsistência.
Afinal, o que é liberalismo?
Se alguém desejar saber o que é liberalismo e que objetivos tem, não poderá, simplesmente, voltar-se para a História com o objetivo de informar-se e inquirir sobre o que defendiam os políticos liberais e as metas que lograram alcançar, porque, em nenhum lugar, o liberalismo conseguiu executar seu programa tal como pretendia.
O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava directamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia, assim como se relacionava a uma série de outras transformações ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média.
Objetivo do Liberalismo
O liberalismo sempre teve em vista o bem-estar de todos, e não o de qualquer grupo especial. Foi isso que os utilitários ingleses quiseram dizer embora, é verdade, de modo não muito apropriado com seu famoso preceito, “a maior felicidade possível ao maior número possível de pessoas”. Historicamente, o liberalismo foi o primeiro movimento político que almejou a promoção e o bem-estar de todos, e não de grupos especiais.
O liberalismo se distingue do socialismo, que, de modo semelhante, declara lutar pelo bem de todos, não em razão do objetivo a que visa, mas pelos meios que escolheu para a consecução desse objetivo.
Leia Também Sobre:
- Absolutismo Francês
- Guerra do Paraguai: causas e consequências
- A guerra dos Bóeres na África do Sul – resumo
- A situação da Europa depois da segunda guerra mundial
- Aspectos negativos da globalização
- Conceito de neoliberalismo segundo: Rüstow e Moraes
- Neoliberalismo
- Primavera Árabe
- A situação de Europa após a primeira guerra mundial
Bibliografia consultada
MISES Ludwig von, Liberalismo segundo a tradição clássica, 2ª Edição, Brasil, S/D