Conceito de Mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
Já em economia e nas ciências económicas e empresariais em geral, o termo mercado designa um local, físico ou não, no qual os compradores e os vendedores se confrontam para estabelecer o preço e a quantidade de um determinado bem que pretendem transacionar.
Em qualquer mercado, o mecanismo regulador é o preço, se comprador e vendedor chegam a acordo no preço relativamente a determinado bem, isso significa que para o comprador o bem vale tanto ou mais do que o preço estabelecido e que para o vendedor o bem vale tanto ou menos do que o preço estabelecido. Além disso, os preços estabelecidos no mercado funcionam como verdadeiros sinais para toda a economia: se, por exemplo, os consumidores aumentarem o seu desejo por determinado bem, o preço desse bem tem tendência a aumentar, dando assim um sinal aos produtores que devem produzir mais quantidade desse mesmo bem. O inverso acontecerá se os compradores passarem a desejar menos quantidade do bem.
Quando se fala em mercado, pode-se falar em mercado de bens de consumo (por exemplo, mercado das batatas) ou mercado dos factores produtivos (por exemplo, mercado petrolífero, mercado financeiro ou mesmo mercado de trabalho).
As leis e mecanismos que se aplicam ao mercado dos bens de consumo e ao mercado dos factores produtivos são as mesmas: por exemplo, no mercado de trabalho também existe um encontro entre a oferta (famílias/trabalhadores) e a procura (empresas/empregadores), formando-se um preço que regulará esse mercado (o salário); da mesma forma, no mercado financeiro existe o encontro entre quem tem dinheiro para emprestar ou aplicar e quem dele necessita, formando-se um preço que é a taxa de juros.
Noutros contextos, o termo mercado pode ser entendido como o conjunto de consumidores potenciais do produto ou serviço oferecido por determinada empresa ou, em termos mais gerais, ao conjunto de consumidores actuais e potenciais de um determinado sector de actividade ou conjunto de concorrentes.
Leia Também Sobre:
- Conceito de Mercadoria em Karl Max
- Parque Nacional Zinave: Localização, Mapa, Extensão, Espécies extintas e Existentes
- Porque é que pagamos o imposto?
- Como se calcula o IVA em Moçambique?
- Desafios dos países subdesenvolvidos
- Objetivos da NEPAD
- Integração Regional na SADC
- CEDEAO: formação história, países, membros, objetivos e impacto
- Obetivos e Países Membros da OPEP