As operações de mercado aberto são instrumentos que o Banco Central utiliza quando tem como objectivo de contrair ou expandir a base Monetária. Se o Banco Central tem o objectivo de contrair a base Monetária, este vende parte dos seus títulos públicos e desta forma retira a moeda em circulação. Mas se pretende fazer a expansão monetária, o Banco Central compra títulos públicos no mercado, o que aumenta a moeda em circulação.
As operações de mercado aberto são instrumentos importantes de Política Monetária, pois, são os principais determinantes dos movimentos da taxa de juros de curto prazo, da base monetária e são as maiores fontes de flutuações da oferta de moeda, isto é, as compras de Bilhetes de Tesouro (BT‟s)15 no mercado aberto expandem a base monetária, o que eleva, portanto, a oferta de moeda e reduz as taxas de juro de curto prazo. As vendas de BT‟s no mercado aberto reduzem a base monetária e a oferta de moeda.
O Banco Central conduz dois tipos de operações de mercado aberto, nomeadamente as operações dinâmicas de mercado aberto que visam implementar mudanças na Política Monetária como alterações no nível de reservas e a base monetária e as operações defensivas de mercado aberto que tem como objectivo anular o efeito das flutuações da base monetária e das reservas como por exemplo mudanças nos depósitos do Tesouro.
O Sistema Bancário é aquele que tem o poder de criar moeda quer pela emissão quer pela multiplicação dos depósitos. Fazem parte do sistema bancário o Banco Central, Bancos comerciais e cooperativas de crédito.
Leia Também Sobre:
- Objetivos da Política Monetária em Moçambique
- O que são Politicas Publicas?
- Incidência do IRPC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) em Moçambique
- Quando é que se faz a revisão do orçamento em Moçambique?
- Planos Quinquenais na Rússia
- Oportunidades negócio e estudo de viabilidade e análise do mercado
- Análise FOFA ou SWOT: Conceitos, Análise da matriz, Análise Interna, Forças, ambiente externo
- Pensamento económico na Antiguidade