O objetivo primário da Política Monetária implementada pelo Banco de Moçambique é a estabilidade de preços. O Banco de Moçambique orienta a política monetária com recurso a um conjunto de acções que visa influenciar a quantidade da moeda em circulação, o que pode concorrer para baixar ou estabilizar o nível geral de preços da economia moçambicana.
As suas acções para influenciar o comportamento da moeda no curto prazo baseiam-se fundamentalmente na intervenção no mercado monetário com a compra ou venda de títulos e descendo as taxas de juro de referência. Os mercados interbancários (Mercado Monetário Interbancário e Mercado Cambial Interbancário) representam o maior campo de actuação do Banco Central.
A outra forma de influenciar a moeda é a alteração da taxa de reservas obrigatórias, mas devido à existência de desfasamento entre a fixação da taxa e período de tempo em que esta alteração tem efeito, só serve para influenciar o comportamento da moeda em grandes proporções no médio e no longo prazo.
Leia Também Sobre:
- Características dos países subdesenvolvidos
- Itália e as relações económicas com a África e Ásia
- Tipos de Pesca em Moçambique: Artesanal/Tradicional, Semi-industrial e Pesca Industrial
- A Economia Chinesa e as suas Reformas
- Funções do Banco Central de Moçambique
- Fontes de financiamento do orçamento autárquico em Moçambique
- Sistema Tributário Autárquico em Moçambique