Investimento e poupança constituem o cerne de todo sistema financeiro. Poupança é definida como a parte da renda não consumida. O individuo racional concorda em trocar um poder de consumo presente e certo por um poder de consumo futuro e incerto, se houver a expectativa de que este será maior que o primeiro.
Por outro lado, a utilização dos recursos poupados, próprios ou de terceiros, para ampliar a capacidade produtiva representa um investimento.
Unidades Económica
Em uma economia moderna, é possível dividir as unidades económicas em dois grupos, no que se refere ao processo de poupança e investimento:
- Unidades económicas superavitarios ou poupadores: aqueles que apresentam desejo de investir inferior a capacidade de poupança, ou seja, dispõem de recursos excedentes;
- Unidades económicas deficitárias ou tomadores: aqueles que apresentam desejo de investir superior a capacidade de poupança, ou seja, demandam recursos financeiros alem do que possuem.
As unidades económicas incluem, por exemplo, indivíduos, empresas, governos, organizações.
Para o primeiro grupo, surge a questão de como aplicar os recursos em excesso, enquanto o segundo grupo preocupa-se em como obter os recursos necessários a viabilização de seus projectos de investimento. É possível perceber que esses problemas são complementares, de modo que a solução dos problemas de um grupo pode levar também a solução dos problemas do outro grupo.
O mercado financeiro consiste no conjunto de instituições e instrumentos destinados a oferecer alternativas de aplicações e captação de recursos financeiros.
Basicamente, é o mercado destinado ao fluxo de recurso financeiro entre poupadores e tomadores. Dessa forma, o mercado financeiro pode exercer as importantes funções de optimizar a utilização dos recursos financeiros e de criar condições de liquidez e administração de risco.
O valor da remuneração pelos recursos financeiros emprestados é chamado de juros ou, em termos percentuais, de taxa de juros. Essa taxa é a remuneração dos poupadores e o custo de capital dos tomadores.
Leia Também Sobre:
- Sacro Império Romano-Germânico: resumo
- Guerra dos Cem (100) Anos – causas Consequências, Conflitos, Países e Duração
- O que é Economia?
- Tipos de Mercados Financeiros
- Intermediação financeira
- Função do Mercado financeiro
- Estruturas do Mercado Financeiro e sua finalidade
- O que é mercado de Ações?
- Diferença entre Produção e Produtividade