Causas da formação da Tríplice Entente
A Tríplice Entente (em francês: Triple Entente) foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo. Na prática, consolidou os acordos bilaterais anteriores: a Aliança Franco-Russa (1891), a Entente Cordiale, entre a França e o Reino Unido (1904), e a Entente Anglo-Russa (1907).
Causas da formação da Tríplice Entente
A nova política mundial iniciada pelo kaiser Guilherme II da Alemanha em 1899, fez com que as três potências: França, Império Russo e Reino Unido, que apresentavam diferenças significativas entre si, se aproximassem e, finalmente, se coligassem.
Tal aliança foi um dissuasor eficaz para a Tríplice Aliança e também veio ao encontro dos planos franceses de barrar a Alemanha, o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. O Império Otomano tenta entrar no acordo 3 vezes com o governo britânico e uma vez com o
Estado francês, mas é rejeitado por ambos. À Rússia Czarista foi prometida entrar na Aliança e ficar com a região de Constantinopla, o que satisfazia as obsessões de São Petersburgo frente a ascensão do bolchevismo e garantia a Entente Cordial a posse do petróleo da região.
Leia Também Sobre:
- Putsch de Munique: O que foi, objetivo e história
- Peste negra: Causas, sintomas e consequências
- Estrutura político-administrativa da Roma
- Revolta de Espártaco e o fim da Republica Romana
- Lutas Entre Patrícios e Plebeus
- Etapas da revolução Inglesa
- Tríplice Aliança: países membros, objetivos e contexto de formação
- Tríplice Entente
- Países aliados na Segunda Guerra Mundial