Os renascentistas rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a “Idade das Trevas“, e por isso a época obscura seria abolida por um “renascimento cultural”. Assim, opunham-se ao teocentrismo, ao misticismo, ao geocentrismo e ao coletivismo.
O traço marcante do Renascimento era o racionalismo, baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, na tentativa de compreender o universo de forma calculada e matemática.O elemento central foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita de Cristo. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
Outras características do movimento renascentista foram o naturalismo, ohedonismoe o neoplatonismo. O naturalismo pregava a volta à natureza, o hedonismo defendia o prazer individual como o único bem possível, e o neoplatonismo defendia uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Principais Características:
Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural.
Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.
Leia Também Sobre:
- Resumo: O impacto do colonialismo na África
- Diacronia e Sincronia na História
- Renascimento cultural: Origem e Características
- Noite de São Bartolomeu: resumo
- Guerra de Sucessão Espanhola: Antecedentes, Causas e Consequências
- Formação da Monarquia Espanhola
- Catastrofismo
- Localização e Mapa da Grécia Antiga
- Fixismo