A diacronia e a sincronia
O Historiador deve refletir o seu estudo numa determinada duração de tempo e é obrigado a aplicar certas épocas históricas, pois ao contrário cairia na anacronia.
Anacronia – ausência de coincidência entre a ordem dos acontecimentos com a ordem contada na história.
Anacronismo – é um erro de cronologia, que se manifesta na falta de alinhamento na correspondência com uma época. Exemplo de anacronismo: seria anacronismo dizer que Moçambique tornou se independente a 25 de junho de 1976.
Tendo em conta a dimensão tripla do tempo histórico, a explicação histórica devera guiar-se por duas posições metodológicas: a diacronia e sincronia.
A diacronia – é a analise da evolução dos fenómenos num período mais de uma forma sucessiva, procurando captar os fenómenos mais profundos do passado humano. Exemplo da diacronia: É possível verificar a diacronia na periodização universal do tempo em história.
A sincronia – consiste em verificar a conjunção de diversos fenómenos sociais políticos, económicos, culturais, etc de uma época mais sem se preocupar com a organização cronológica dos factos. Na sincronia, o importante é a sincronização os factos dessa época, a organização cronológica desses mesmos fenómenos, não importa.
NOTA: não confunda anacronia e sincronia.
Leia Também Sobre:
- Resumo: O impacto do colonialismo na África
- Características do renascimento
- Renascimento cultural: Origem e Características
- Noite de São Bartolomeu: resumo
- Guerra de Sucessão Espanhola: Antecedentes, Causas e Consequências
- Formação da Monarquia Espanhola
- Catastrofismo
- Localização e Mapa da Grécia Antiga
- Fixismo