O mercado financeiro, em regra, divide-se em seguimentos:
1- Mercado monetário: é o mercado da moeda nacional de curto prazo a te um ano, onde o banco central intervêm para regular liquidez e as taxas de juros de curto prazo. É composto pelo conjunto de operações.
Tais operações se destinam a atender as necessidades imediatas de liquidez dos agentes económicos , a prover alternativas para a aplicação de saldos de caixa, bem como ao controle ágil da liquidez monetária de economia e das taxas de juros básicas pretendidas pelas autoridades monetarias. Esse mercado a abrange, basicamente títulos públicos, conta garantida.
2- Mercado de credito: é composto pelo conjunto de operações de prazo curto, médio, ou aleatório. Destina-se basicamente a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazo de indivíduos e empresas, tais como: financiamento de consumo de indivíduos e de capital de giro e activo permanente de empresas. Esse mercado também, designado mercado bancário, abrange empréstimos, financiamentos e, no caso de operações de prazo aleatório, os depósitos a vista, pós existe a possibilidade de resgate a qualquer momento, mediante manifestação de vontade de credor;
3- Mercado de capitais: é composto pelo conjunto dos operações de prazo médio, longo ou indeterminado. São transaccionadas neste mercado as acções, obrigações, e outros produtos/valores mobiliários direccionados excessivamente para a aquisição do capital fixo das empresas.
O mercado de capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras, a outras instituições financeiros autorizadas.
Leia Também Sobre:
- Sacro Império Romano-Germânico: resumo
- Guerra dos Cem (100) Anos – causas Consequências, Conflitos, Países e Duração
- O que é Economia?
- Poupança e Mercado Financeiro
- Intermediação financeira
- Função do Mercado financeiro
- Estruturas do Mercado Financeiro e sua finalidade
- O que é mercado de Ações?
- Diferença entre Produção e Produtividade