O homem define-se pelo modo como escolhe, decide e executa as diferentes acções. É através das acções que o homem transforma a realidade e torna-se um agente de mudanças. O homem pratica 2 (dois) tipos de actos ou acções: as que são comuns a outros animais e as que só ele realiza.
Os primeiros são os chamados actos instintivos, que permitem dar uma resposta perfeita ao mio, facto que constitui condição indispensável a sua sobrevivência. No segundo os actos instintivos, são secundarizados dando lugar a actividade reflectiva, especifica dos seres humanos, agir significa pensar antes de executar a acção.
Acção involuntária ou actos do homem
São acções que não implicam qualquer intenção da parte do sujeito; são acontecimentos que nos limitamos a ser imensos receptores de efeitos que realizamos por um mero reflexo intuitivo;
Acções voluntárias ou actos humanos
As acções humanas implicam uma intenção deliberada de um agente do agir de determinado modo e não de outro, estas acções são reflectidas, premeditadas ou até projectados à longo prazo tendo em vista atingir determinados objectivos, isto é, tendo um propósito e a intenção de fazer o que está fazendo, são acções que realizamos de forma consciente, voluntário e responsável, por isso toda a acção humana implica os seguintes elementos:
- Agente – um sujeito de acção que é capaz de se reconhecer como autor da acção e agi consciente;
- Motivo – o que nos leva a agir ou a fazer algo, a razão que justifica o acto;
- Elemento intenção – aquilo que o sujeito pretende fazer ou ser feito com a sua a acção e responde a pergunta, que fazer? Aquilo que o agente quer realizar;
- Fim – o fim da acção e o objectivo daquilo para que se quer da acção voluntária.
Leia Também Sobre:
- Possibilidade do Conhecimento
- Conceito de Essência e Existência
- Conhecimento quanto à Origem
- Definição, regras de definição e indefiníveis
- Lógica: conceito e Objeto da Lógica
- Princípio da razão: Princípio de Identidade, princípio de não contradição, Princípio do terceiro excluído
- Valor: Conceito e seus Tipos
- O que é consciência Moral?