Localização de Ásia das Monções

O sul e o sudeste da Ásia recebem o nome de Ásia de Monções. Reúne países localizados ao sul da China em uma área cortada pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer e banhada pelos oceanos Índico e Pacífico, além do Mar da China Meridional e outros menores em meio à Indonésia.
Relevo e clima da Ásia das Monções
No relevo dessa região encontramos ao norte um importante dobramento do Terciário com elevadas altitudes, até mesmo ultrapassando os 8000 metros: a Cordilheira do Himalaia. Alguns velhos planaltos cristalinos podem ser destacados como o Planalto do Decão, na Índia. E encontramos também planícies aluviais, que acompanham cursos de rios. Geralmente, essas planícies são locais de elevada densidade demográfica e intensivo aproveitamento do solo para o cultivo do arroz. Acompanham alguns dos mais importantes rios dessa região, como o Indo, o Ganges, o Bramaputra e o Mekong.
Esses rios nascem na Cordilheira do Himalaia ou no Planalto do Tibete (na China) e correm em direção ao Oceano Índico ou Mar da China Meridional. Os rios Ganges e Bramaputra terminam juntos formando um dos maiores deltas do mundo em Bangladesh.
Nas regiões montanhosas ao norte encontramos o clima e a vegetação de montanhas. Ele apresenta variações com as mudanças de altitude. Subindo no relevo observa-se uma queda de temperatura, o que provoca alterações na vegetação. Em parte do Paquistão e oeste da Índia o clima é seco, com desertos e formações xerófitas e de estepes. A região onde se encontram a Malásia e a Indonésia apresenta clima e florestas equatoriais. Mas o clima predominante e que dá nome para essa região é o Tropical de Monções. Nas áreas em que há o predomínio desse clima encontraremos florestas tropicais, nas regiões mais úmidas e vegetações arbustivas em regiões menos úmidas.
Trata-se de um clima fortemente influenciado por um vento periódico: o vento de monções. Observe como ele ocorre:
Monções de verão – ventos muito úmidos sopram do Oceano Índico em direção ao Continente asiático. Nesse período do ano formam-se centros de baixa pressão no interior da Ásia que atraem esses ventos provenientes das altas pressões no oceano, ocasionando fortes e prolongadas chuvas nas regiões litorâneas e vales de rios, acompanhadas de gravíssimas inundações. Em Bangladesh, com altitudes muito reduzidas, essas inundações fazem milhares de vítimas e provocam grandes prejuízos.
Monções de inverno – apresentam o comportamento oposto com ventos secos que se dirigem do interior da Ásia para o Oceano Índico. Nessa estação do ano há uma inversão nos centros de alta e baixa pressão conforme descrito acima provocando um período de estiagem no sul e sudeste asiáticos.
Esse clima tem grande influência na vida das pessoas e sobre as atividades econômicas como a agricultura, com seus períodos de plantio e colheitas regulados por essas estações diferenciadas (concentração da produção do arroz especialmente durante as monções de verão).
População na Ásia das Monções
A Ásia de Monções apresenta uma das maiores concentrações populacionais do globo. É um verdadeiro formigueiro humano com uma população mal distribuída apresentando vazios demográficos em áreas montanhosas e/ou desérticas. As maiores concentrações estão nos litorais, deltas de rios e acompanhando seus vales.
A Índia é o país mais populoso dessa região, ficando em 2º lugar no mundo, atrás da China. Bangladesh é o de maior densidade demográfica na região. Cingapura destaca-se pelo elevado índice de urbanização. O IPH (índice de pobreza humana) que mede a privação de uma população em relação à longevidade, conhecimento e padrão de vida adequado (acesso à água potável, adultos sem acesso a serviços de saúde e crianças subnutridas), mostra também índices preocupantes na região.
Nessa porção da Ásia os indicadores socioeconómicos são muito negativos. É uma das áreas mais pobres do planeta. As características do subdesenvolvimento são marcantes: altas taxas de natalidade e de crescimento populacional, analfabetismo e mortalidade infantil elevados, maioria de população rural, baixo nível de renda (mal distribuída) e IDH baixo.
Centenas de milhões de habitantes na Ásia de Monções são considerados pobres e extremamente pobres. Outra característica importante dos países da Ásia de monções é sua grande variedade étnica e religiosa. Na primeira tabela acima procuramos indicar a principal religião em cada país da região. A influência de várias dessas religiões sobre os aspectos culturais e modo de vida da população são marcantes. Dificultam políticas de redução da natalidade, levam à aceitação passiva das condições de pobreza… Podemos citar a questão da divisão da população da Índia em castas, grupos em que não há mobilidade social, por influência do hinduísmo.
Podemos também lembrar da ocorrência de conflitos étnicos e religiosos com tentativas de separatismo. A Índia enfrenta muitos problemas desse gênero, como os sikhs, minoria que deseja o separatismo da região de Pundjab. O caso mais sério, entretanto, é o da Caxemira, ao norte do território.
Economia da Ásia das Monções
A Ásia de Monções apresenta uma economia primária de exportação. Essa base econômica é uma influência do período de colonização europeia. Os países da região foram colonizados pelo Reino Unido, França, Holanda, Portugal e Espanha. Para os europeus interessava montar uma economia de fornecimento de matéria-prima e energia para a Europa. Ao mesmo tempo o desenvolvimento industrial ficou limitado e esse passado histórico de colonização de exploração contribuiu para o quadro atual de subdesenvolvimento. Vamos lembrar que a maioria da população na Ásia de Monções vive no campo e sobrevive da prática de atividades primárias, como a agropecuária.
A agricultura de subsistência é praticada no sistema de jardinagem, em espaços reduzidos com muita mão-de-obra, técnicas simples e aproveitamento intensivo dos solos aluviais, obtendo-se várias colheitas ao ano. O principal produto nesse caso é o arroz.
A agricultura comercial é praticada no sistema de plantation, em grandes propriedades, com técnicas modernas buscando-se alta produtividade. É feita uma monocultura com a produção voltada prioritariamente para exportação.
Destacam-se produtos como o cultivo de seringueiras para a produção de borracha na Malásia, Indonésia e Tailândia, a produção de chá na Indochina e na Índia, além de cereais, cana, café (o Vietnã é atualmente o segundo maior produtor e exportador mundial), algodão e juta. A Índia possui uma produção agrícola mais diversificada nessa região.
Indústria – a Índia é o país mais industrializado da região e um dos mais industrializados do Terceiro Mundo. O setor têxtil tem grande destaque, além do siderúrgico, químico, mecânico e alguns setores de ponta como a produção bélica, nuclear e espacial. A Índia produz satélites, foguetes e possui armas nucleares.
Cingapura é um dos Tigres Asiáticos (os demais são a Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong). Esses países apresentaram rápido crescimento industrial nos últimos 30 anos atraindo muitos investimentos estrangeiros (predominantemente japoneses) e montando um parque industrial voltado para o mercado externo (produtos têxteis, petroquímicos, de borracha, brinquedos e eletrônicos). Malásia, Indonésia e Tailândia são chamados de Novos Tigres, com uma industrialização mais recente e uma economia ainda instável. O padrão de vida nesses países é inferior aos verdadeiros Tigres. Entre 1997 e 1998, os Novos Tigres iniciaram uma rodada de crises financeiras que atingiram muitos outros países.
Leia Também Sobre: