Maria Ivone Bernardo Rensamo Soares, mais conhecida como, Ivone Soares, nasceu a 23 de Outubro de 1979, é um política moçambicana (RENAMO) e um jornalista. Desde 2015, ela é a líder do partido RENAMO no Parlamento Nacional moçambicano.
Não deixe de ler:
- Órgãos Centrais do Estado Moçambicano
- Estruturas dos órgãos locais do estado
- Órgãos locais do Estado em Moçambique
Vida
Ivone Soares nasceu em 1979 e cresceu em Maputo. Ela é a sobrinha do presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama.
Soares estudou Ciências da Comunicação (Bacharel) de 2008 a 2011 e Mestrada em Ciências (2010/11) na Universidade Politécnica de Maputo. Soares trabalhou como jornalista e colunista, inclusive para várias estações de rádio (Terra Verde) e jornais (Tempo, Savana, etc.). Soares corre e escreve para vários blogs em que ela publica opiniões políticas irregulares, mas também poemas.
Saiba!
- Quem foi primeiro presidente da RENAMO?
- órgãos de soberania em Moçambique
- Organização Social e Política do Estados Moçambicano
Carreira política
Soares juntou-se a RENAMO em 1993/94, na sequência da democratização de Moçambique. Entre 2007 e 2012, foi chefe do grupo de trabalho da política externa do partido. Em Julho de 2009, Soares foi nomeado para a Comissão Política da RENAMO. Para as eleições parlamentares de 2009, ela tive o dever de porta-voz eleitoral da RENAMO. Ao mesmo tempo, ela concorreu para um mandato parlamentar e ganhou isso para província da Zambézia.
Na sequência da crise política e do conflito renovado entre FRELIMO e RENAMO desde 2013, o presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, saiu de Maputo e mudou-se para a antiga base da Gorongosa. Como resultado, a Soares ganhou uma posição-chave nas comunicações externas. Entre outros, Soares conseguiu persuadir cinco embaixadores (EUA, Portugal, Itália, Reino Unido e Botswana) a realizar conversas políticas com Dhlakama em Sadjundjira (província de Sofala), e algumas semanas depois, Dhlakama assinou o Segundo Acordo Geral de Paz.
Em setembro de 2016, Soares sobreviveu a um ataque (tentativa) contra ela no aeroporto de Quelimane. Soares teve que visitar antes da instalação correcional na cidade. O chefe de polícia da província da Zambézia aconselhou Soares a deixar a cidade porque a polícia não podia garantir sua segurança.
Ivone Soares faz parte de uma geração jovem e inovadora dentro da RENAMO. Ela às vezes é referida como a “estrela” da RENAMO. Em 2014 e 2015, o Relatório da África selecionou Soares como a única moçambicana a se tornar uma das 50 estrelas em ascensão da África.
Biografias que podem lhe interessar:
- Biografia de Mariano Nhongo
- Biografia de Carlos Agostinho do Rosário
- Biografia de Venâncio Mondlane
- Biografia de Manuel de Araújo
- Biografia de Joaquim Chissano
- Biografia de André Matsangaissa
- Biografia de Daviz Simango
- Biografia de Maria Ivone Soares
- Biografia de Gilles Cistac
Bibliografia consultada