Monte Binga
Monte Binga é a montanha mais alta de Moçambique e a segunda montanha mais alta do Zimbábue. Está localizado na fronteira entre o Zimbabwe e Moçambique no Parque Transfronteiriço Chimanimani , na província de Manica . Sua altura é de 8004 pés (2440 m) acima do nível do mar
A montanha é composta de quartzito pré-cambriano de pálido e muito duro, que está subjacente a todo o Planalto Chimanimani, dando-lhe uma aparência rochosa desolada. O fundamento de quartzito de tendência norte-sul é virado para cima, perto do cume, para um ângulo de cerca de 40 graus e mergulha para o leste, o pé da montanha varia imediatamente ao sul de uma falha de impulso. Consequentemente, a abordagem oriental é mais gradual, enquanto o rosto ocidental é íngreme em lugares. O rosto do norte é cortado por uma falha e é puro perto do topo, mudando para um penhasco vertical mais baixo. Aproximando-se do oeste, do Vale do Rio Bundi, há uma trilha mal definida que se ramifica da trilha principal de contrabandistas para o Passe de esqueletos.
Há pouca ou nenhuma água na aproximação do oeste, nem no topo, mas pequenas poças de água fluem da turfa e recolhem em cavidades não muito longe do cume na inclinação oriental mais suave. Não há trilhas bem marcadas de Binga para o leste e é preciso fazer o próprio caminho, tendo cuidado ao atravessar as ravinas íngremes que levam para o leste.
No topo, as curvas da montanha se tornam uma proeminência semelhante a uma cúpula. A aparência do topo da montanha é sombria e rochosa, com um solo turvo extremamente superficial que suporta apenas grama entre os afloramentos de pedras duras cobertas de líquen .
As vistas sobre a planície moçambicana são espetaculares. Teoricamente, com um telescópio, só pode ser possível ver o Oceano Índico a partir do pico de Binga em um dia muito claro, olhando ao longo de um rolamento do leste, a uma distância de 190 quilômetros.
Leia Também Sobre: